Em sua segunda edição, Invasão de Livros distribuirá 10 mil exemplares no Alemão e Penha

Criado em 2020 por Renê Silva, a iniciativa, que acontecerá no dia 27 de novembro, traz acesso cultural para os moradores de favela
Foto: Matheus Guimarães / Voz das Comunidades
Foto: Matheus Guimarães / Voz das Comunidades

Para cada vez mais a palavra “ocupação” tornar-se sinônimo de acesso à cultura para os moradores do Complexo do Alemão e da Penha. A partir disso, ONG Voz das Comunidades realiza, no dia 27 de novembro, a partir das 10h, a segunda edição da iniciativa Invasão de Livros nas ruas destas localidades.

Criado em 2020 por Renê Silva, o evento faz alusão à ocupação realizada no Alemão em novembro daquele ano, onde forças policiais do Estado trouxeram um clima de repreensão e risco para a região. Porém, diferente desta situação, a iniciativa do Voz das Comunidades distribuirá cerca de 10 mil livros, de forma gratuita, para os moradores dessas comunidades, visando o incentivo à leitura e ao conhecimento.

Foto: Voz das Comunidades/Divulgação
Reação de uma das crianças que receberam livros
Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

Democratização da leitura

A iniciativa tem por objetivo transformar a realidade de várias favelas por meio da cultura e educação e reafirmar a necessidade de criar espaços culturais onde a população local tenha acesso e possa utilizar. O local criado para a prática da leitura e lazer no Complexo do Alemão se encontra fechado desde 2016. A Biblioteca Parque do Alemão, localizada na Estação das Palmeiras, dentro do teleférico do Alemão, que segue desativada.

Além disso, a doação de livros é voluntária e conta com a colaboração do ator e humorista Fábio Porchat, que arrecadou 2.800 exemplares da Cia das Letras (2.000) e da editora Melhoramentos (800). Qualquer pessoa pode colaborar, basta entrar em contato através do telefone, Picpay, QR Code ou redes sociais.

Na edição passada, o evento distribuiu mais de 16 mil livros no Alemão e Penha.
Foto: Voz das Comunidades / Divulgação

A segunda Invasão

A entrega dos diversos livros será realizada pelos 90 voluntários da ONG Voz das Comunidades, que vão ser divididos em sete equipes realocadas em sete veículos de transporte. Os protocolos de segurança contra o coronavírus continuam valendo e todos os voluntários seguirão as normas.

Os locais de distribuição vão ser: Complexo do Alemão (Pedra do Sapo, Baiana, Favelinha, Inferno Verde, Palmeiras, Casinhas, Adeus, Prédios da Acácias, Prédio das Palmeiras, Prédios da Itaoca, Central, Fazendinha, Mineiros, Matinha); na Penha (Favelinha, Sereno, Vila Cruzeiro, Merendiba, Caixa D’água e Estradinha).

Para doar livros de literatura, envie uma mensagem para o WhatsApp (21) 99634-8520 (somente mensagens). Para contribuir com a compra de livros, use o PicPay @vozdacomunidade ou faça um PIX: CNPJ 21.317.767/0001-19.


Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]