Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades
É inegável a importância da presença de líderes comunitários nas favelas do Rio de Janeiro. Com o objetivo de potencializar as vozes de quem move a coletividade pelas comunidades cariocas, a Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Especial de Ação Comunitária/SEAC, realiza o cadastro de lideranças periféricas na campanha municipal “Lideranças Comunitárias das Favelas Cariocas”.
De acordo com o Censo de 2010 do IBGE, a Capital do Rio de Janeiro possui 763 favelas na extensão do seu território. Para compreender e aproximar as questões demandadas pelos moradores de periferia, a plataforma mapeia lideranças locais instituídas e amplia o espaço de comunicação e interação com a gestão municipal, construindo uma rede que visa melhorias na qualidade de vida das favelas.
Segundo as informações da Secretaria Especial de Ação Comunitária, o interesse em participar da rede de cadastro deve ser enviado através do endereço eletrônico ([email protected]) compartilhando as informações básicas de cada articulador comunitário (nome, idade, bairro e coletivos).