Pesquisar
Close this search box.

Eleições 2024: Conheça os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro

Corrida eleitoral começou na última sexta-feira (16).
Arte: Rafael Costa / Voz das Comunidades

E foi dada a largada! Começou a festa da democracia e os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro e Câmara Municipal estão a todo o vapor em suas respectivas campanhas pela cidade. O Voz das Comunidades fará a cobertura completa da temporada eleitoral, informando os seus leitores sobre os nomes que estão na disputa. Começando a nossa cobertura, conheça os nomes dos candidatos que estão concorrendo à Prefeitura do Rio de Janeiro. A lista está por ordem alfabética:

Alexandre Ramagem – Partido Liberal (PL)

Alexandre Ramagem tem 54 anos e é natural do Rio de Janeiro. Essa é a primeira eleição de Ramagem ao cargo de prefeito da cidade, ele já foi candidato a Deputado Federal em 2022, também pelo PL. Ramagem é aliado deJair Bolsonaro e foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo do ex-presidente. Em 2020, quando Sergio Moro deixou o Ministério da Justiça, Bolsonaro tentou colocar Ramagem em seu lugar. Mas diante da aproximação pessoal entre Ramagem e Bolsonaro, o Superior Tribunal Federal barrou a nomeação.

Ramagem apresenta a segurança pública como sua principal pauta no plano de governo. Integrações entre as forças de segurança municipais, questões de ordem e até iluminação pública são pontos que o candidato coloca como solução para problemas ligados à segurança. O candidato também coloca pautas como ampliação de vagas em creches, um programa de parceria com jovem carioca e reestruturação de policlínicas. Confira o plano de governo de Ramagem na íntegra:

Carol Sponza – Partido Novo

Carioca e advogada com experiência em direito regulatório, Carol Sponza é filiada ao Partido Novo desde 2018, do qual é diretora jurídica. A advogada, de 45 anos, é a candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro pela sigla. Na eleição daquele mesmo ano, Carol ficou como suplente de deputada estadual. Em 2022, também terminou a eleição como suplente a deputada federal. Seu plano de governo também destaca a segurança pública como ponto principal e propõe a criação de uma Polícia Municipal armada, além de uma criação de uma comissão de supervisão e integração com outras forças de segurança. A candidata não apareceu no primeiro debate, realizado pela emissora Band. Confira abaixo o plano de governo da candidata.

Cyro Garcia – PSTU

Candidato pelo PSTU, Cyro Garcia, é candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro. Ele já disputou o Governo do Estado nas eleições de 2022. Cyro é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Conlutas e Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU). Em 2004, Cyro rompeu com a CUT por discordar da proximidade da entidade com o governo de Lula. Cyro presidiu o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro de 1988 a 1991. Em 1993, ocupou por 10 meses uma cadeira como deputado federal, substituindo Jamil Haddad. Cyro é formado em Direito pela UFRJ e possui mestrado em História.

Em seu plano de governo para a cidade do Rio de Janeiro, o candidato propõe tarifa zero para transporte público, programa de desenvolvimento de agricultura orgânica, fortalecimento do sistema de saúde público em âmbito municipal e valorização de profissionais de educação.

Eduardo Paes – Partido Social Democrático (PSD)

Eduardo Paes já foi prefeito da cidade do Rio de Janeiro duas vezes. Aos 23 anos, foi designado como Subprefeito da Zona Oeste. Passando pelo cargo de vereador da cidade, Paes foi eleito Deputado Federal em 1998, sendo reeleito em 2002.

Seu primeiro mandato como prefeito do Rio de Janeiro começa em 2008 e tem continuidade em 2012. Disputando a reeleição pela terceira vez, Paes carregar dar continuidade ao trabalho à frente da prefeitura. No seu plano de governo, o candidato quer ampliar a qualidade dos serviços públicos prestados no município, continuar programas de capacitação profissional dos moradores da cidade e criar um programa de conscientização de cidadania nas escolas e espaços coletivos do município.

Plano de governo de Eduardo Paes:

Henrique Simonard – Partido da Causa Operária (PCO)

Henrique Simonard tem 27 anos e disputa o cargo de prefeito do Rio de Janeiro pela segunda vez. Estudante de Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o candidato também já tentou o cargo de deputado federal pela cidade do Rio.

O plano de governo do candidato encabeça a Dívida Pública como um algo a ser resolvido pelo município. Além disso, o candidato também levanta pautas como a estatização do transporte público, salário mínimo para funcionários públicos municipais e sistema de crédito para pequenos empresários. Eis o plano de governo de Henrique Simonard:

Juliete Pantoja – Unidade Popular (UP)

Juliete Pantoja Alves, de 34 anos, é militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), com foco na luta por moradia popular. Atuou como educadora popular em projetos de alfabetização de jovens e adultos e fez parte da Associação dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro (Aerj) na Baixada Fluminense. Juliete defende uma candidatura de esquerda, socialista, com ênfase nas causas sociais e na recuperação dos serviços de saúde e educação, tendo o acesso à moradia como uma de suas principais bandeiras. Em 2022, foi candidata ao governo do Rio de Janeiro.

Em seu plano de governo, a candidata pauta reajustes de salários de servidores públicos, apoio à economia popular de pequenos comerciantes, regularização fundiária de moradias em favelas, ocupações e bairros populares.

Marcelo Queiroz – Partido Progressista (PP)

Marcelo Queiroz, advogado e mestre em Economia, iniciou sua carreira política no movimento estudantil, sendo eleito o vereador mais jovem da Câmara Municipal do Rio de Janeiro em 2012. Fundou o Instituto Grupo de Apoio ao Transplante de Órgãos (G.A.T.O.) e centralizou suas pautas como deputado estadual focando em turismo e meio ambiente. Em 2022, foi eleito Deputado Federal pelo Progressistas-RJ. Assumiu a presidência da Comissão de Cultura e lidera a Frente Parlamentar em Defesa da Doação de Órgãos. Marcelo também criou a RJPET, a a política pública de castração gratuita. Desde 2023, apresenta propostas legislativas, com foco em direitos dos animais, preservação do meio ambiente, cultura, esporte, e apoio a políticas para mulheres e populações vulneráveis.

No plano de governo de candidato, pautas de transporte público, moradia e valorização do setor público são centrais. O candidato também aborda o turismo, cultura e a promoção do esporte para a cidade do Rio de Janeiro.

Rodrigo Amorim – União Brasil

Rodrigo Amorim, de 46 anos, é advogado e está em seu segundo mandato como deputado estadual. Atualmente, Amorim lidera a Comissão de Constituição e Justiça da ALERJ. É dele a lei que substitui o QR Code por cardápios impressos nos restaurantes.

Rodrigo Amorim já foi candidato a vice-prefeito em 2016 na chapa de Flávio Bolsonaro. Rodrigo Amorim já ocupou cargos como procurador autárquico em Niterói, secretário municipal adjunto em Mesquita e secretário de Cidadania e Direitos Humanos em Nilópolis. Em maio deste ano, o TRE-RJ condenou Rodrigo Amorim por crime de violência política de gênero. O crime foi praticado contra a vereadora de Niterói Benny Briolly (Psol), em 2022.

No seu plano de governo, assim como no debate que participou, Rodrigo coloca a segurança pública como ponto primordial em sua campanha. O candidato também destaca a militarização do ensino,  a alfabetização tecnológica para a população e promoção do esporte e do empreendedorismo. Confira o plano de governo do candidato

Tarcísio Motta – Psol

Tarcísio Motta de Carvalho, nascido em 28 de janeiro de 1975 em Petrópolis, Rio de Janeiro. Tarcísio é filho de operários e, segundo ele, entrou na política “por saber que só a luta muda a vida”. Tarcísio já foi um dos vereadores mais votados do Rio de Janeiro. Tendo Renata Souza como candidata à vice-prefeita, Tarcísio tem propostas como garantir ônibus gratuito, zerar filas em hospitais e ampliar o Bolsa Família, além de investir em educação e utilizar a tecnologia na segurança pública do Rio de Janeiro.

O plano de governo do candidato não está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
casibom girişjojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomCasibomMeritking GirişBets10holiganbet girişbaywingrandpashabet giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]