Diretora do PerifaConnection participa de mesa sobre racismo ambiental em evento da UFRJ

Com a participação de Thuane Nascimento, além do debate, o evento buscou soluções colaborativas para a questão
Foto: Eduardo Paganini / Reprodução

No último dia 4, começou no Rio de Janeiro o “Seminário Racismo Ambiental: o que isso tem a ver com o seu quintal?”. O evento foi organizado pela ActionAid, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), e o Centro Brasileiro de Justiça Climática (CBJC). Na mesa de abertura, a Diretora do PerifaConnection, Thuane Nascimento, a Thux, abordou o tema a partir da perspectiva de vivência nos territórios.

O seminário tem como objetivo fortalecer estratégias de enfrentamento ao racismo ambiental, promover diálogos para a defesa dos territórios e construir políticas públicas através da colaboração entre organizações comunitárias, instituições de ensino e pesquisa, poderes públicos e setor privado. Em sua fala, Thux abordou estratégias já adotadas pelas pessoas que moram em regiões vulnerabilizadas, e de como o Estado ainda peca na tentativa de ajudar a população. “Como a gente está afastado dessa natureza planejada, e por já nascermos dentro do contexto do racismo ambiental, quando vamos debater tudo isso, a gente tem que fazer um exercício de imaginação. O que seria o nosso território se a gente tivesse acesso à água, saneamento básico, árvore…”

Foto: Rafael Costa / Voz das Comunidades

No evento, a diretora do PerifaConnection ressaltou a importância do evento como uma forma de comunicar ao poder público sobre as demandas que surgem das comunidades e como a própria população pode agir para chamar a atenção para o tema. “Eu acho que a gente tem que ocupar os espaços de participação, como fóruns, comissões e câmaras, pra poder, realmente, implantar essa agenda e também cobrar. As eleições estão chegando e precisamos pautas a agenda de adaptação, que é uma agenda territorial. É muito importante que pessoas de diversas cidades cobrem prefeitos e vereadores sobre o plano de mudanças climáticas. Eu moro em Caxias e quero saber o que os representantes da cidade qual o plano que eles tem para as mudanças climáticas para estes territórios.

Thux participou da mesa junto com jornalistas e representantes de organizações.
Foto: Rafael Costa / Voz das Comunidades

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]