Detran.RJ faz mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Multirão acontece até quinta-feira (27) nos postos do Detran.RJ e não é necessário agendamento
Foto: Divulgação / Detran.RJ

De hoje (25) até a próxima quinta-feira (27), o Detran.RJ vai realizar um mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em todos os seus postos de identificação civil no Estado do Rio. O atendimento será feito por ordem de chegada, de acordo com a capacidade de cada unidade, sem a necessidade de agendamento.

A emissão da primeira via do documento é gratuita, ou seja, não é preciso pagar qualquer taxa. Para fazer a solicitação, basta levar a certidão de nascimento ou de casamento e o CPF. Os postos funcionam das 8h às 17h e as unidades situadas dentro de shopping centers atendem das 9h às 18h.

A Nova Carteira de Identidade Nacional tem o CPF como número único de identificação, com o objetivo de evitar fraudes. Quem não tiver CPF pode emitir documento pelo site da Receita Federal ou em unidades conveniadas. Além disso, o documento conta com um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e identificar se foi furtado, clonado ou extraviado.

A nova carteira também pode ser obtida no formato digital pelo aplicativo GOV.BR do governo federal. Ela poderá ser baixada após a emissão do documento impresso. De acordo com o Detran.RJ, a partir de 2032, a CIN será obrigatória em todo o território nacional.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]