Defensoria Pública inicia ação a fim de garantir matrícula de crianças em creches municipais

Ação tem como objetivo efetivar o direito constitucional à Educação Infantil
Foto: Ana Clara Schwartz / Prefeitura Rio
Foto: Ana Clara Schwartz / Prefeitura Rio

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) abriu inscrições para o mutirão que pretende garantir a matrícula de crianças nas creches municipais. Segundo a DPRJ, a ação tem como objetivo efetivar o direito constitucional à Educação Infantil, viabilizando o acesso ao ensino gratuito e ao desenvolvimento integral da população que mais precisa. 

O atendimento será realizado de janeiro a março, com data e hora marcada. O mutirão contempla, em especial, moradores da Zona Oeste, região onde é maior o déficit de vagas em creches públicas. No total, serão feitos 144 agendamentos por dia de mutirão.

De acordo com a DPRJ, a cada ano o órgão recebe grande quantidade de solicitações relativas à dificuldade de matrícula em creches públicas. O mutirão pretende dar agilidade aos atendimentos, cobrando judicialmente o que é direito das crianças e obrigação constitucional do Estado: “garantir a Educação Infantil em creche e pré-escola”, conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal, em decisão da qual não cabe mais recurso. 

Ainda de acordo com a DPRJ, o Núcleo de Primeiro Atendimento de Família de Jacarepaguá registrou, de 01/01/2023 até 31/12/2023, 559 solicitações de agendamento para Jacarepaguá, 201 para Campo Grande, Santa Cruz, Bangu e Guaratiba, bem como 475 para as demais regiões da capital.

Em 2023, o mutirão contemplou mais de 700 famílias que buscavam vaga em creche. A maioria dos casos foi resolvido extrajudicialmente. 329 viraram ações na Justiça.

Como se inscrever

Mães, pais e responsáveis devem entrar em contato com a Central de Relacionamento com o Cidadão (CRC) da Defensoria, pelo telefone 129, de segunda a sexta, das 9h às 18h.

Outra opção é o agendamento online, pelo link: (https://www.defensoria.rj.def.br/Cidadao/Atendimento-On-line) ou pelo aplicativo Defensoria RJ.

Veja as datas e locais dos mutirões

– 27/01/2024 – exclusiva para moradores de Jacarepaguá, na sede dos Núcleos de Primeiro Atendimento de Jacarepaguá;

– 03/02/2024 – exclusiva para moradores de Campo Grande e Santa Cruz, na sede de Campo Grande;

– 24/02/2024 – exclusiva para moradores de Jacarepaguá e Bangu, na sede dos Núcleos de Primeiro Atendimento de Jacarepaguá;

– 02/03/2024 – exclusiva para moradores de Jacarepaguá e Bangu; na sede dos Núcleos de Primeiro Atendimento de Jacarepaguá;

– 09/03/2024 – para os demais bairros da Capital, na sede Menezes Cortês (13º andar).

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]