O artista e arte-educador Victor Meirelles, cria da comunidade da Coreia, em Senador Camará, Zona Norte do Rio de Janeiro, palestrou na Universitat Autonoma Barcelona, na Espanha. Com mestrado em psicossociologia e doutorado em andamento pelo Instituto de Psicologia da UFRJ, Victor participará da Jornada Internacional – Diálogos de Ações Comunitárias, nos dias 5 e 6 de junho. Ele discutirá “O Teatro como Ferramenta no Processo de Ensino, Aprendizagem e Cuidado na Escola”, tema derivado de sua palestra “Bullying. Qual é a Graça?”, que aborda bullying e violência nas escolas.
Apesar de sua participação ter sido remota, Victor expressou o impacto e a importância de seu trabalho ser reconhecido internacionalmente. “Foi como ver o sorriso de minha mãe analfabeta já morta, escorrer pelos meus olhos de alegria e nos meus ouvidos soarem a palavra ‘vitória’. Foi ver, sentir meu corpo em multidão, não só ocupando um espaço, mas fazendo parte dele, por meio da arte do teatro, da educação e saúde”, afirmou o artista.
A produtora Arte Faz Parte Arte Educação, fundada por Victor em 2008, atuou na interseção entre arte e educação, desenvolvendo projetos culturais e de impacto social. Com compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a produtora visava erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir igualdade social e prosperidade até 2030.