A bailarina Carolina Baptista, 26 anos, é professora de dança do Projeto ViDançar há 7. Talentosa, Carolina foi selecionada para um intercâmbio cultural que a levará para Portugal e Espanha. A convite da Associação Dance Sem Fronteiras e da Associação de Dança do Eixo Ibero-Atlântico (Adeixa), Carolina participará de uma residência artística de três meses em Valença, em Portugal.
Carolina, que é moradora do CPX, fará um intensivo de dança com capacitação técnica e terá a oportunidade de viver uma temporada na Europa. A professora está ansiosa para a nova experiência. “Esse novo desafio vem carregado de um misto de sentimentos. Afinal, vou vivenciar essa experiência do outro lado do oceano, longe da família e dos alunos, mas com o coração em festa pela oportunidade ímpar. Não vejo a hora de conhecer as didáticas e metodologia desenvolvidas pela Liana em sala de aula. Sinto que vou ampliar os meus horizontes e trocar com os dançarinos em Portugal por três meses. Depois, voltarei ao ViDançar para transmitir tudo o que aprendi”, relata.
“E senti isso na essência do ViDançar”, afirma idealizadora do projeto de intercâmbio
A idealizadora do intercâmbio é a brasileira Liana Fortuna Rigon, que atua como bailarina, professora, coreógrafa, produtora e diretora. Atualmente morando na Espanha, ela descobriu o ViDançar navegando na internet em 2020. “Durante toda a minha vida profissional colaborei com projetos sociais, oferecendo bolsas de formação. Acredito na diversidade e na necessidade de inclusão através do processo educativo de aprendizagem da arte de dançar. Mais do que formar bailarinos, a aprendizagem da dança é um instrumento transformador do indivíduo e do meio em que vive. E senti isso na essência do ViDançar. É empolgante e motivador oferecer essa oportunidade de uma experiência que melhora a vida das pessoas, para um projeto social que está estruturado e trabalhando para esse objetivo”, afirma Liana.
ViDançar para o mundo
Para Ellen Serra, CEO do ViDançar, a participação de Carolina no intercâmbio é um marco para o projeto. “A Liana é um verdadeiro presente para o ViDançar. Ela tem a experiência de atender, em seu projeto, jovens de todos os segmentos sociais, incluindo estudantes europeus, imigrantes e refugiados que chegam na Europa. O convite às nossas professoras para essa vivência em Portugal é uma oportunidade única, pois elas aprenderão muito sobre diferentes vertentes da dança e ainda vão viver em outro país, durante três meses. Estamos levando o ViDançar para o mundo e isso só potencializa ainda mais o que fazemos com tanto empenho”, destaca Ellen.
O intercâmbio cultural terá início em breve e Carolina está se preparando para a nova etapa em sua carreira. A jovem espera que a experiência seja enriquecedora e que ela possa contribuir ainda mais para o desenvolvimento do Projeto ViDançar.