Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Curso A Gosto Delas promove primeira capacitação em gastronomia e cultura para moradoras de Cavalcanti

As aulas acontecem entre agosto e setembro com foco no empreendedorismo feminino.
Coletivo Frente Cavalcanti Foto: Reprodução

Entre agosto e setembro de 2024, o coletivo Frente Cavalcanti irá ministrar o curso gratuito de capacitação em gastronomia e cultura, intitulado “A Gosto Delas”. As aulas serão ministradas para 10 mulheres cis e trans, moradoras de Cavalcanti, bairro localizado na Zona Norte do Rio.

O projeto surgiu com a proposta de realizar uma jornada de aprendizado teórico-prática, que articula uma perspectiva cultural ao empreendedorismo local, trazendo para a sala de aula e para a cozinha, o que há de melhor na culinária afetiva e periférica. Durante 8 sábados, as mulheres previamente inscritas no projeto, serão capacitadas nas áreas de Planejamento e Orçamento, Formalização da Cozinha, Culinária e Cultura, Introdução às Práticas Sanitárias e Administração de Redes Sociais para Negócio.

Para Leandro Ferreira, integrante e coordenador pedagógico do A Gosto Delas, o projeto tem a intenção de propagar diferentes perspectiva que a Frente Cavalcanti possui atualmente com a alimentação. Ele conta que isso é feito através da criação de módulos que dialogam com propriedades básicas da culinária, sua importância cultural e de acesso de mulheres no mercado, através de um curso que as alavanque formalmente e profissionalmente, em curto prazo. “Tudo foi pensado junto à acessibilidade, para garantir mais aderência e possibilidades a todas, de forma igualitária. Para isso, tivemos consultoria da especialista Isadora Machado, que construiu uma cartilha para coordenadores e professores, assim, todas as alunas terão a oportunidade de realizar o curso em sua totalidade”, explica Leandro.

A iniciativa faz parte do Ações Locais 2023 – Edição Paulo Gustavo, da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que tem o objetivo de colaborar na descentralização do fomento à cultura na capital carioca. 

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
deneme bonusuMARSCASİBOM GİRİŞ

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]