A coordenadora do Maré de Sabores e da Casa de Mulheres da Maré, Mariana Aleixo, representou o projeto na Espanha, onde recebeu o prêmio 50 Next. A famosa lista é organizada pela revista britânica Restaurant, que é responsável pelo ranking dos 50 restaurantes mais bem avaliados do mundo.
O Maré de Sabores foi premiado por seu trabalho na pandemia, desenvolvido pela ‘Campanha Maré diz Não ao Coronavírus’. Um buffet aberto aos moradores, contribuiu para a segurança alimentar destes.
O prêmio visa apresentar a nova geração do mundo gastronômico. A listagem da revista incluía 700 candidatos de 34 países. Do Brasil, além de Mariana, somente mais um nome constou na lista, o de Thiago Vinícius da Silva, oriundo de São Paulo.
O projeto Maré de Sabores têm oficinas de formação em gastronomia para moradoras do Complexo da Maré e o buffet é uma das frentes de trabalho. A iniciativa gera renda para mulheres formadas, oferecendo serviços como catering para instituições, universidades e para o ramo privado. Além disso, faz entrega de produtos em casa e produção de kits para empresas.