Pesquisar
Close this search box.

‘Conselhão’ do Governo Lula tem ao menos dezoito representantes de favelas do Brasil

Integrantes do Conselhão de Lula vivem ou tem experiência em em periferias
Rene Silva é um dos integrantes do Conselhão do Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Produção: Caio Viana

O Governo Federal empossou nesta quinta-feira (3) os membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como Conselhão do governo Lula. A cerimônia de posse foi marcada pela primeira reunião com os 240 integrantes. Mais de 15 pessoas são crias de favela ou tem vivência na periferia. Entre eles, Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades e Camila Moradia, mobilizadora comunitária, ambos do CPX do Alemão.

Aline Souza, a catadora de recicláveis que entregou a faixa presidencial para Lula na cerimônia de posse em janeiro, que também é dirigente da Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal (DF) e Entorno (CentCoop) também participa do Conselhão, junto com Francisco de Lima, o Preto Zezé, fundador da Central Única das Favelas (CUFA), uma organização não governamental fundada (ONG) na Cidade de Deus.

Veja também: Secretário Nacional das Periferias, Guilherme Simões visita CPX e destaca a força da ação popular

Lideranças presentes no Conselhão

Antônia Cleide, da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região, a maior favela do estado de São Paulo (Unas), Heloisa Soares coordenadora executiva da Frente de Luta por Moradia (FLM). O fundador e reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, cria do Morro do Querosene na Zona Oeste de São Paulo integra o grupo de conselheiros, e com Nathália de Oliveira, a Nath Finanças.

Entenda o que é o ‘Conselhão’ e veja outros membros com vivências periféricas

O conselhão é formado por representantes da sociedade civil, seu trabalho é regido pelo Decreto nº 8.887, de 24 de outubro de 2016, e consiste no aconselhamento direto ao presidente da República, por meio de recomendações que podem ser transformadas em novas políticas públicas ou contribuir para o aperfeiçoamento de políticas já existentes, assessorando o Poder Executivo nas áreas de atuação

  • Cristina Adelina de Assunção (cohab), membro do coletivo de trabalhadores da cultura Dolores Boca Aberta Mecatrônica de Artes setor cultural;
  • Adriana Barbosa fundadora da Feira Preta e Pretahub empreendedora;
  • Ayala Lindabeth Dias Ferreira integrante do MST movimento social;
  • Benilda Regina Paiva de Brito coordenadora de Direitos Humanos do ODARA – Instituto da Mulher Negra movimento negro;
  • Bruna Brelaz presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) movimento estudantil;
  • Douglas Belchior educador e ativista de movimentos negros movimento negro;
  • Vercilene Francisco Dias coordenadora jurídica da CONAQ (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) movimento social.

Outras personalidades que desenvolvem trabalhos sociais também fazem parte do Conselhão. Confira a lista completa no site oficial do Governo da República: Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável — Secretaria de Relações Institucionais (www.gov.br)

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywinDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişdeneme bonusuCASİBOM GÜNCEL

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]