Foto: Reprodução
Raphael Vicente é morador do Complexo da Maré, Zona Norte da cidade do Rio. Aos 20 anos, o jovem fenômeno das redes sociais foi anunciado pela Play 9 estúdio de conteúdo, que tem como sócios grandes nomes da internet como João Pedro Paes Leme, Felipe Neto e Marcus Vinícius Freire.
Cria da Nova Holanda, Raphael vem causando com seus vídeos na internet. Através do Tik Tok e Instagram, o jovem faz vídeos cômicos de situações do cotidiano com os próprios membros da sua família. No Instagram, já são mais de 65 mil seguidores e no TikTok, seu cargo chefe, já ultrapassou 1 milhão de fãs.
Além disso, Raphael é o seu próprio roteirista. Ele é que desenvolve os roteiros e usa tudo que tem em casa para somar, de modo criativo, nas produções.
Inicio da trajetória
Raphael sempre curtiu o espaço das redes, o ramo das artes, e se encontrou quando começou a fazer seus vídeos para internet. Viu que era um bom lugar para ter seu trabalho exposto.
“Comecei em 2014 produzindo vídeos para o antigo “Vine” (rede social de vídeos que não existe mais), e no decorrer desses 7 anos já me aventurei em vários lugares da internet. Já fui youtuber, sou fotógrafo, criei meu grupo de dança aqui na maré, o Dance Maré, e hoje, minha casa é no Tik Tok”, comenta ele.
Importância da família
A família do tik-toker são peças fundamentais no sucesso. Pois, além de participarem no vídeo, encorajam ele sempre a continuar seguindo seus sonhos. “Desde quando eu comecei, eles sempre estavam ali me dando força, me incentivando a não desistir porque sempre acreditaram que isso algum dia me levaria a algum lugar. Ah, e não bastava me apoiar, hoje eles também fazem parte dos vídeos e bombam junto comigo”, ressaltou Raphael.
A longa trajetória foi recompensada com seus vídeos sendo curtidos e comentados por personalidades famosas, como o influenciador digital Hugo Gloss e a atriz Tata Werneck.
Fora da internet
Além das redes sociais, o jovem é o fundador do Dance Maré, grupo de dança da comunidade criado em 2019. O grupo reúne jovens moradores do Complexo da Maré que são apaixonados por dançar. Tem como principal objetivo compartilhar as coisas boas da favela através dessa arte. “Nossa meta é algum dia ter um espaço de dança nosso aqui na Maré. Nesse espaço teríamos aulas, workshops, eventos, tudo para incentivar outras crianças, jovens e adultos a essa arte que é a dança”, disse Raphael que, desde 2020, é estudante de Dança da UFRJ.
Com a contratação da Play 9, Raphael deu mais um passo importante no seu sonho. Este que, através do seu trabalho, quer mudar a imagem que as pessoas têm da favela. Fazer com que seja vista como realmente é. Como ele mesmo descreve, um lugar de alegria, amor, talentos, força e lutas.
Siga Raphael Vicente em suas redes sociais através do @raphaelviicente (@raphaelviicente TikTok) e dê boas risadas.