Desde agosto de 2021, a Plataforma Potências Periféricas tem sido um espaço seguro para fomentar o ecossistema de cultura sustentável das periferias. O objetivo do espaço é fazer um matching para que as periferias possam encontrar financiadores e que eles possam trabalhar ainda mais com as potências das periferias brasileiras, facilitando o encontro e a aproximação entre doadores, donatários e prestadores de serviços. Após mais de um ano de planejamento, a plataforma foi oficialmente lançada na terça-feira, 19 de abril.
O projeto nasceu a partir de um encontro da Rede de Trabalho de Grantmaking do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), em dezembro de 2019. De lá para cá, um grupo de trabalho foi criado com pessoas de periferias juntamente aos investidores do campo social. E, em 2020, a ideia foi finalista do edital do Fundo Bis.
Foi aí que nasceu a Plataforma Potências Periféricas, fruto do esforço e empenho da Rede Potências Periféricas, do Instituto Jatobás, das Fundações ABH e Fundação Tide Setubal e contou também com o apoio da L9 – Estúdio Criativo.
“Desde a sua criação, a plataforma é um encontro poderoso de pessoas da periferia e das suas histórias de resistência e criatividade. Esta ferramenta permite, por exemplo, que um jovem que toca um projeto de agroecologia e hortas comunitárias no extremo leste da cidade de São Paulo possa se conectar com a coordenadora de um grande instituto que invista nesta causa”, relata o coordenador de comunicação e mobilização da Rede Potências Periféricas, Bernardo Carvalho.
Segundo a Plataforma Potências Periféricas, houve uma preocupação com a segurança digital durante todo o seu processo de desenvolvimento. Antes da inserção dos filtros que servem como base para os matchings (encontros), foram feitas pesquisas, conversas e encontros com mais de 90 potências e 35 financiadores, que avaliaram e sugeriram modificações. Além disso, eles contam que a plataforma contará com uma equipe dedicada que terá como objetivo principal fazer toda a gestão, suporte e resolução de desafios que possam surgir no dia a dia.
Para saber mais, acesse diretamente o site (https://potenciasperifericas.org.br/) e conheça.