Conheça 6 bibliotecas comunitárias para visitar nas favelas do Rio

Autogestionadas pelas próprias favelas, cada biblioteca possui um acervo próprio e o seu funcionamento acontece através de doações voluntárias.
Foto: Favelivro / Divulgação

Já dizia Rubem Alves, educador e escritor brasileiro, “um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”. Mas essa brincadeira muitas vezes pode sair caro, já que livros hoje em dia não são de tão fácil acesso financeiro em livrarias.

Mas as bibliotecas comunitárias existem para proporcionar acesso a leitura gratuitamente. Ler é um direito e uma necessidade social porque colabora para a formação de cada cidadão. A prática da leitura melhora o vocabulário e a capacidade de escrever um bom texto, aguça a criatividade e facilita a compreensão de mundo.

Confira abaixo seis bibliotecas comunitárias que oferecem leitura gratuita para moradores de favela:

Biblioteca Mundo da Lua
Inaugurada no Morro Tabajaras e Cabritos, Zona Sul do Rio, pela estudante Raíssa Luana de Oliveira, a Lua, de 13 anos. O projeto também recebe doação de livros. Contato: (21) 99662-3332.

Biblioteca Dodô da Portela
Localizada no Morro da Providência, Centro do Rio, essa biblioteca é uma parceria com a Escola de Samba da Portela, que disponibiliza livros para os moradores da comunidade em Madureira. Quem quiser doar para o projeto idealizado pelo professor de capoeira Fávio Ribeiro, no Morro da Providência, pode entrar em contato pelo (21) 99481-9042.

Biblioteca Comunitária Ninho das Águias
O projeto de incentivo à leitura localizado no Mirante do Vetnã, no morro do Pavão Pavãozinho, Zona Sul do Rio, também disponibiliza livros para a comunidade. Para doações de livros, entre em contato com a biblioteca pelo email [email protected] ou pelo número (21) 96746-9483,

Biblioteca Otávio Júnior
Idealizado pelo coletivo Papo Reto, instituto criado por Raul Santiago, a biblioteca homenageia o escritor do Complexo do Alemão, Otávio Júnior, vencedor do Jabuti 2020 na categoria infantil com “Da minha janela”. Para mais informações, entre em contato através do instagram @paporetoinstituto.

Biblioteca Comunitária Heloisa Seixas
Localizada na Arena Carioca Dicró, no bairro da Penha, Zona Norte do Rio, a biblioteca é ponto de coleta e troca de livros para todos que acessam o equipamento cultural. Endereço: Parque Ari Barroso – Entrada pela, R. Flora Lôbo, s/n – Penha. Contato: (21) 3486-7643

Biblioteca Thalita Rebouças
Inaugurada pelo FaveLivro, movimento que incentiva a leitura criando bibliotecas e atividades literárias em comunidades e escolas públicas do Rio de Janeira, a biblioteca fica localizada dentro da Escola Estrelinha, no Complexo do Alemão e homenageia a escritora brasileira conhecida em todo o território nacional pelos seus livros voltados para o público infanto-juvenil. Contato através do email [email protected] ou pelo instagram @bibliotecathalitareboucas_cpx.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]