Após a retomada na última quarta-feira (26), o cronograma das crianças no Rio segue a todo vapor. Vão ser vacinadas nesta segunda-feira (31) as meninas de 7 anos ou mais. O calendário segue de maneira alternada entre meninas e meninas, de forma decrescente até o próximo sábado, dia 05/02.
Depois da vacinação das meninas nesta segunda-feira, amanhã, terça-feira (1), é a vez dos meninos serem contemplados com a primeira dose do ciclo vacinal contra Covid-19. O cronograma segue avançando de forma decrescente, até chegar às crianças mais jovens, de 5 anos de idade.
Sobre a imunização
A vacinação infantil é feita com a vacina pediátrica da Pfizer, em duas doses: 0,2 ml, com intervalo de 2 meses entre as doses. Também pode ser utilizada a vacina CoronaVac para o público de 6 a 17 anos sem comorbidades, de acordo com a disponibilidade de doses. Contudo, a CoronaVac não será aplicada em crianças com comorbidades que sejam imunocomprometidas.
Meninas e meninos com 7 anos ou mais poderão receber a primeira dose, assim como crianças de 5 a 11 anos com deficiência e/ou comorbidades, porém essas podem se imunizar, independentemente da idade que consta no calendário. Também podem receber a imunização pessoas com 12 anos ou mais que não foram vacinadas contra a Covid-19 até o momento.
A aplicação da dose de reforço (DR) continua, para pessoas com 18 anos ou mais que tomaram a segunda dose há 4 meses ou mais. As unidades seguem aplicando a segunda dose, considerando o intervalo a partir da data da primeira aplicação.
É necessário se vacinar
Em entrevista a CNN Brasil, o secretário municipal do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, fez um pedido aos pais, “levem seus filhos aos postos de vacinação espalhados pela cidade” (…) Nossa recomendação para os pais é que levam suas crianças para vacinar. Infelizmente, nesses primeiros dias, nós ainda estamos vendo uma procura bastante baixa para vacinação pediátrica e nós esperamos que isso mude para os próximos dias”, afirmou o secretário de saúde. Além disso, Daniel Soranz informou que apenas 40% das crianças tomaram a primeira dose da vacina contra Covid-19.
Documentos
Para receber a vacina infantil, é necessário que a criança esteja acompanhada por um responsável e apresente o CPF e o cartão do SUS. É importante reafirmar, que a imunização de crianças e adolescentes é comprovadamente segura e tem eficácia contra o agravamento da covid-19.