Confira o calendário e locais atendidos pelo ônibus do programa ‘Justiça Itinerante’

Semanalmente, dois ônibus equipados com computadores e que funcionam como cartórios móveis atendem diferentes locais da cidade
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Para garantir o acesso da população ao Poder Judiciário, os ônibus do programa ‘Justiça Itinerante’ se faz presente em diversos locais da cidade. Entre os serviços prestados pelo programa estão a retificação de registro civil, gratuidade para segunda via de identidade, reconhecimento de paternidade ou maternidade, união estável em casamento, divórcio, e pensão alimentícia. São quatro os pontos onde o ônibus do programa atende: Cidade de Deus, na Zona Oeste, Maré/Manguinhos e Vila Cruzeiro/Alemão, na Zona Norte, e Rocinha, na Zona Sul.

Semanalmente, dois ônibus equipados com computadores e que funcionam como cartórios móveis atendem diferentes locais da cidade. A equipe que presta o serviço é composta por um juiz de Direito, um promotor de Justiça, um defensor público, serventuários da Justiça, assistente social, psicólogo, oficial de Justiça, conciliadores e estagiários de Direito.

Como o projeto tem a parceria da Defensoria Pública Geral do Estado e do Ministério Público do Estado, há possibilidade de que o processo seja finalizado no mesmo dia em que o requerente procura atendimento. Isso porque o ônibus funciona conectado à rede de informações do Tribunal de Justiça, compartilhando informações processuais de todo o Estado.

Confira os calendários:

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]