No último domingo (30), ocorreu a inauguração e entrega dos primeiros apartamentos do Morar Carioca do Aço, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro. As primeiras casas foram entregue para 16 famílias, elas receberam as chaves e os documentos. Ao todo, são 44 blocos em construções e 3 blocos estão disponíveis para os moradores. O evento aconteceu no endereço, Rua Massapê, s/nº, Vila Paciência, Santa Cruz, Rio de Janeiro e contou com a presença do presidente Lula.
Ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou que o Morar Carioca do Aço é uma reparação histórica. O programa Morar Carioca do Aço possui 704 unidades residenciais, que vão garantir o direito à moradia de cerca de quatro mil pessoas. Os apartamentos do Morar Carioca do Aço são compostos por sala, cozinha, banheiro, dois quartos, área de serviço e varanda. Dos 44 prédios, 14 já foram levantados e estão em diferentes fases de acabamento. A previsão é a de entregar 18 prédios até o fim deste ano. Todos eles contam com quatro pavimentos e quatro apartamentos por andar, totalizando 16 unidades por bloco, tendo apartamentos totalmente acessíveis no térreo.
Sobre a comunidade do Aço
A Comunidade do Aço em Santa Cruz surgiu há mais de 50 anos, após uma tempestade que atingiu o Rio em 1967. Para abrigar as vítimas do temporal, começou-se a construir um conjunto habitacional chamado Vila Paciência nessa região. Com o passar dos anos, a população foi aumentando. As famílias viviam em condições precárias e acomodadas em casas provisórias, apelidadas de casas-vagões, o que viria a estimular o nome que o local acabou ganhando de Favela do Aço.