No fim da madrugada desta terça-feira (3), a Polícia Militar iniciou uma operação no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio. O confronto na altura de Vigário Geral, fez com que parte da Avenida Brasil fosse fechada.
A circulação de trens também foi afetada. De acordo com a Supervia, trens para a Central do Brasil terminam viagem na estação Duque de Caxias. Trens para Saracuruna e Gramacho terminam a viagem na estação Penha.
O intervalo no momento é de 40 minutos. A concessionária informa que a medida é necessária para garantir a segurança dos passageiros.
Além dos trens, os ônibus também sofreram impacto. Segundo a Mobi-Rio, por conta da operação, alguns serviços do BRT no corredor Transbrasil estão operando com os intervalos irregulares. As linhas afetadas são:
- 60 — Deodoro x Gentileza (Parador),
- 61 — Deodoro x Gentileza (Expresso) e
- 71 — Vigário Geral x Gentileza (Expresso).
Além de Parada de Lucas, há operações em andamento na Cidade Alta, Pica-pau e Cinco Bocas. De acordo com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, equipes reforçam o policiamento ostensivo e o patrulhamento em pontos estratégicos da região de Parada de Lucas, Vigário Geral, Brás de Pina e adjacências. Operação segue em andamento.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME) nas comunidades da Cidade Alta (Cordovil), Parada de Lucas/Vigário Geral e Cinco Bocas/Brás de Pina, 17 unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que até o momento, três unidades de saúde que atendem a região do Complexo de Israel, entre clínicas da família e centros municipais de saúde, tiveram impactos. Duas suspenderam o início do funcionamento e avaliam a possibilidade de reabertura nas próximas horas, e a terceira suspendeu apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares.