Complexo da Penha amanhece com mega operação policial nesta terça-feira (3)

Cerca de 200 policiais estão envolvidos nesta mega operação
Foto: Reprodução

Por volta das 5h20 da manhã já era possível escutar intenso tiroteio por todo o Complexo do Penha, na Zona Norte do Rio. A movimentação é o resultado de uma mega operação policial conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil e faz parte da Operação Torniquete.

Segundo moradores, diversos blindados e viaturas foram avistados nas redondezas do bairro da Penha. Vídeos e fotos, que circulam na internet, mostram o intenso confronto e relatam momentos de tensão nos moradores, que estão saindo para trabalhar.

“Impressionante que só fazem operação policial na hora que trabalhador tá saindo de casa pra trabalhar”. É a reclamação constante dos moradores da região que estão neste momento precisando se deslocar para o trabalho e para escola em meio a mega operação.

Segundo relatos, cinco pessoas foram atingidas e levadas para o Hospital Getúlio Vargas. Manoel Rodrigues de Souza, ainda sem informações do estado de saúde; Ágatha Alves de Souza, 22 anos, que passa por cirurgia. Uma terceira pessoa também deu entrada no hospital ferida por estilhaços na boca e uma quarta por estilhaços na mão, mas ambas seguem em estado estável. Um policial também foi feriado e encaminhado para o Hospital Getúlio Vargas.

Ônibus mudam seus itinerários

De acordo com a empresa Rio Ônibus, devido a operação policial na região do Complexo da Penha, sete linhas estão com desvio de itinerário. São elas:

  • 313 (Penha (Grotão) x Praça Tiradentes)
  • 621 (Penha x Saens Peña)
  • 622 (Penha x Saens Peña)
  • 623 (Penha x Saens Peña)
  • 625 (Olaria x Saens Peña)
  • 679 (Grotão x Méier)
  • 721 (Vila Cruzeiro x Cascadura)

BRT Fechado

Devido a mega operação policial no Complexo da Penha, a Estação Da Penha até Vila Kosmos do BRT chegou a ser fechada e só passando ônibus no sentido Terminal Gentileza. Atualmente, as estações foram reabertas

Escolas fechadas

A Secretaria Municipal de Educação informou que, no Complexo da Penha, 16 unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso.

Já a Secretaria de Estado de Educação informou que, até o momento, uma escola da rede estadual precisou ser fechada na região.

Impacto na rede pública de saúde

No momento, a Clínica da Família Ana Maria Conceição dos Santos Correia, em Vila Kosmos, suspendeu o início do funcionamento na manhã desta terça-feira (3) e agora avalia a possibilidade da abertura.

A Clínica da Família Zilda Arns, no Complexo do Alemão, mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.

Já a Clínica da Família Aloysio Augusto Novis, Penha Circular, acionou o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interrompeu o funcionamento.

Segue abaixo vídeos feito por moradores durante a operação no Complexo da Penha.

Matéria em Atualização*

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]