Em honra ao mês internacional da água, Águas Resilientes e o Projeto Teias, juntamente com parceiros como Voz das Comunidades, Instituto Federal da Bahia – Campus Simões Filho e a ‘We Are Tomorrow Global Partnership’, anunciam o evento “Diplomacia da Água – Estratégias para reduzir tensões e conflitos globais”. Marcado para os dias 21 e 22 de março de 2024, o evento visa promover a paz global em um contexto onde as questões hídricas estão cada vez mais ligadas aos conflitos, especialmente em territórios periféricos.
Gabriela Santos, diretora do Voz das Comunidades, ressalta que a participação do público é crucial para contribuir com soluções e estratégias que abordem os conflitos relacionados à água em nível local, regional e global. Ela também destaca a importância de eventos como esse, que ecoam as vozes das periferias e buscam somar estratégias de impacto positivo, trazendo contextos diferentes e pautando a diversidade das favelas. “Esse evento consiste na promoção da paz global, especialmente em um contexto onde as questões hídricas estão cada vez mais ligadas aos conflitos”. A diretora também alerta para a necessidade de acesso universal à água e para os desafios enfrentados por comunidades periféricas, onde a falta de fornecimento de água é uma realidade preocupante.
Gabriela também compartilha dados recentes que destacam a situação precária enfrentada por moradores de favelas, onde mais de 270 mil habitantes do Rio de Janeiro enfrentam falta de acesso ao fornecimento de água regularmente. Esses números alarmantes reforçam a importância de iniciativas como a “Diplomacia da Água” e a participação ativa do público na busca por soluções inclusivas e sustentáveis para os desafios hídricos enfrentados globalmente. “O estudo “Justiça Hídrica e Energética nas Favelas”, elaborado pelo Painel Unificador das Favelas em colaboração com a Rede Favela Sustentável, apresenta dados sobre o acesso à água e à eletricidade nas comunidades. A pesquisa destaca que 25% dos moradores das favelas cariocas relatam um gosto inadequado na água consumida, enquanto 31% são obrigados a recorrer à água de torneira para sua hidratação diária”, destacou.
O evento terá transmissão via canal do Youtube do Águas Resilientes, permitindo discussões abrangentes sobre o tema com impacto em todo o território nacional e global. A participação é gratuita e inclui emissão de certificado. Para mais informações e inscrições, basta acessar o formulário disponível em https://forms.gle/SLXYQWJ86NPpdqVj7 ou entrar em contato pelas redes sociais de Águas Resilientes (@aguasresilientes no Instagram) ou pelo site oficial em https://www.aguasresilientes.com.