Arte, poesia e cultura da favela. Esse é o Sarau da Zilda que acontecerá nesta sexta-feira (17), às 19h30, na Rua Sebastião de Carvalho, nº 36, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro.
O espaço terá uma programação cheia de atividades como poesia, contação de histórias, lançamento de livros, filmes, pinturas e músicas. Um lugar acolhedor para corpos potentes e criativos que quiserem apresentar diversas linguagens de artes. A entrada é gratuita e o microfone aberto. Venha conhecer e somar com nós no “nós por nós”.
O evento terá atrações especiais: Mano Teko, Lis MC, Favela Grime, Pretto, Banda Proceder, Jooy e DJ Khamarinha. Também terá exposição de “Mulheres Raízes”, obra que se caracteriza por representar mulheres fortes e potentes das favelas, em especial do Complexo do Alemão. A exposição foi organizada pela ONG Raízes em Movimento que atua no CPX. Haverá uma banca com a venda dos livros do principal pensador quilombola do país, Antônio Bispo, conhecido como Nego Bispo.
Por dentro da história, a matriarca Zilda Chaves é uma das fundadores da Escola Quilombista Dandara de Palmares. Em 2017, um grupo de moradores do projeto Ocupa Alemão: Favela Quilombo, no Complexo do Alemão, deu início ao projeto de educação com formação voltada para o autocuidado comunitário, preservando os valores ancestrais. Atualmente são oferecidas atividades voltadas para crianças e adolescentes como música, matemática, alfabetização, capoeira, audiovisual, oficinas de nutrição, saúde bucal, entre outras.
Toda renda gerada e arrecada no evento com vendas de bebidas, comidas, livros e camisas, será revertida pra escola autônoma e comunitária Dandara de Palmares.