Desde a última quinta-feira (31), estão abertas as inscrições para o projeto Pacto pela Juventude. Ele pertence à Secretaria Especial da Juventude Carioca, a JUVRio, em parceria com a galera da Unesco. O foco desse projeto é capacitar jovens de 15 a 29 anos, pra eles se tornarem líderes nas suas comunidades e participarem ativamente na sociedade.
O Pacto pela Juventude tem 600 vagas disponíveis e elas estão disponíveis em várias áreas do Rio, como Complexo do Alemão, Cidade de Deus, São Carlos, Rocinha, César Maia (Vargem Pequena), Santa Cruz e Guaratiba.
Inscrições
Para se inscrever no Pacto pela Juventude é preciso acessar o link disponível nas redes sociais da Secretaria da Juventude (www.instagram.com/juvrio), até o dia 30 de setembro, e preencher o formulário. Os selecionados receberão auxílio financeiro no valor de R$ 400, divididos pelas seguintes trilhas de conhecimento do PPJ: Cultura, Esporte e Sustentabilidade. Será priorizada a seleção de nomes inscritos no banco de oportunidades do projeto que atendam, pelo menos, um dos seguintes critérios:
- jovens que não trabalham e não estudam;
- negros;
- membros de famílias com renda mensal de até três salários-mínimos;
- membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;
- inscritos no Cadastro Único (CadÚnico);
- mães; egressos do sistema socioeducativo;
- e egressos do sistema prisional.
As trilhas oferecem uma abordagem completa com aulas teóricas e práticas.
- Trilha da Sustentabilidade: Trata sobre alimentação saudável, orgânica e hortas comunitárias. Ou seja, o aluno vai aprender a cuidar dasaúde e do planeta ao mesmo tempo.
- Trilha da Cultura: Aqui, o aluno aprenderá a valorizar tudo o que é único nas comunidades, como a arte e a cultura local. É pra quem curte arte e quer promover a cultura.
- Trilha do Esporte: Nessa trilha, o aluno vai descobrir como melhorar o acesso a equipamentos esportivos e diferentes esportes. O objetivo é incentivar todo mundo a ter uma vida mais saudável e ativa.
Cada uma delas com um foco diferente, mas todas com o mesmo objetivo: ensinar jovens a se desenvolver e melhorar a comunidade.