Com bolsas de R$ 400, Pacto pela Juventude abre inscrições para 600 vagas

Em parceria com a Unesco, esse projeto já capacitou mais de 800 jovens, transformando-os em verdadeiros líderes da comunidade
Foto: JUVRio / Divulgação

Desde a última quinta-feira (31), estão abertas as inscrições para o projeto Pacto pela Juventude. Ele pertence à Secretaria Especial da Juventude Carioca, a JUVRio, em parceria com a galera da Unesco. O foco desse projeto é capacitar jovens de 15 a 29 anos, pra eles se tornarem líderes nas suas comunidades e participarem ativamente na sociedade.

O Pacto pela Juventude tem 600 vagas disponíveis e elas estão disponíveis em várias áreas do Rio, como Complexo do Alemão, Cidade de Deus, São Carlos, Rocinha, César Maia (Vargem Pequena), Santa Cruz e Guaratiba.

Inscrições

Para se inscrever no Pacto pela Juventude é preciso acessar o link disponível nas redes sociais da Secretaria da Juventude (www.instagram.com/juvrio), até o dia 30 de setembro, e preencher o formulário. Os selecionados receberão auxílio financeiro no valor de R$ 400, divididos pelas seguintes trilhas de conhecimento do PPJ: Cultura, Esporte e Sustentabilidade. Será priorizada a seleção de nomes inscritos no banco de oportunidades do projeto que atendam, pelo menos, um dos seguintes critérios:

  • jovens que não trabalham e não estudam;
  • negros;
  • membros de famílias com renda mensal de até três salários-mínimos;
  • membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda;
  • inscritos no Cadastro Único (CadÚnico);
  • mães; egressos do sistema socioeducativo;
  • e egressos do sistema prisional.

As trilhas oferecem uma abordagem completa com aulas teóricas e práticas.

  • Trilha da Sustentabilidade: Trata sobre alimentação saudável, orgânica e hortas comunitárias. Ou seja, o aluno vai aprender a cuidar dasaúde e do planeta ao mesmo tempo.
  • Trilha da Cultura: Aqui, o aluno aprenderá a valorizar tudo o que é único nas comunidades, como a arte e a cultura local. É pra quem curte arte e quer promover a cultura.
  • Trilha do Esporte: Nessa trilha, o aluno vai descobrir como melhorar o acesso a equipamentos esportivos e diferentes esportes. O objetivo é incentivar todo mundo a ter uma vida mais saudável e ativa.

Cada uma delas com um foco diferente, mas todas com o mesmo objetivo: ensinar jovens a se desenvolver e melhorar a comunidade.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]