Os amantes do boxe amador podem se preparar para um grande torneio. O ‘Circuito de Boxe das Comunidades’ começa neste sábado (16), na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O evento conta com seleções das quatro zonas da cidade – Norte, Sul, Central e Oeste – totalizando sete pugilistas; cinco masculinos e duas femininas. As finais acontecerão no último sábado do mês, dia 30 de novembro, na Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul.
Para o organizador do evento e ex-presidente da Federação de Boxe do Estado do Rio de Janeiro, Cesário Figueiredo, o boxe representa fielmente a vida dos moradores de favela. “O evento mostra a representatividade dos moradores das comunidades como lutadores na vida. O bofe é também um tema de Saúde Pública por exigir o físico e aeróbico. É democrático e, por esta razão, precisa ter mais acesso aos mortos e favelas”, diz.
“É válido fazer do boxe uma ferramenta esportiva para o desenvolvimento pessoal do morador, e não estou sequer citando os benefícios para a saúde.” A escolha das localidades para o circuito também diz muito para Cesário. “Cidade de Deus e Rocinha são locais fortes no avanço cultural e esportivo, findando em Ipanema para uma inclusão como o boxe requer.”
Neste sábado, as seleções das Zonas Norte e Central disputam as vagas na final. No dia 23, na Rocinha, é a vez das equipes das Zonas Sul e Oeste competirem para saber quem estará no dia 30.