Ir para o conteúdo

Chacina da Penha: Mães e familiares realizam caminhada pedindo justiça e respostas do Estado

Ato em memória das vítimas cobra transparência do Ministério Público e apoio às famílias afetadas

Foto: Uendell Vinicius / Voz das Comunidades
Ouça este conteúdo
00:00 00:00
Leitura pronta para iniciar

Uma caminhada movida pelo luto, silêncio, tristeza e poucas respostas. Mães que tiveram parentes mortos durante a Chacina da Penha em outubro do ano passado realizaram um ato hoje clamando por respostas do Estado. O ato, que começou em frente ao Corpo de Bombeiros da Penha e seguiu em caminhada até a Praça São Lucas, reuniu cerca de 60 pessoas,

A dona de casa Vanessa Cristina é mãe de Luiz Eduardo, que foi morto durante a operação. Para ela, o ato foi importante por representar uma cobrança do Estado por respostas. “Não deram uma segunda chance ao meu filho. Ele não tinha passagem pela polícia”, lembrou em lágrimas. Sobre suporte, a mãe respondeu que está aguentando como pode. “Estou segurando essa dor sozinha, tenho uma certa dificuldade até para pedir ajuda”, relatou.

“Queremos uma resposta”

Tauã Brito foi uma das responsáveis do ato. Ela relembra fatos que aconteceram depois da chacina que vitimou 120 pessoas na Penha. “Quando fui à Defensoria Pública, eu tive a informação que algumas imagens de câmeras de segurança foram entregues, mas muitas com imagens nitidamente cortadas. Queremos saber por que houve esse corte de imagens de eles dizem que foi feito dentro da lei! É o Ministério Público que está fazendo essa investigação, mas queremos saber porque o Ministério Público foi conivente com essa operação”, questionou.

Grupo fez uma oração no mesmo local onde os corpos foram enfileirados.
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

O grupo promete novas manifestações para pressionar o Governo do Rio por respostas.