O Morro do Chapadão, na Pavuna, ganhou, neste sábado, uma unidade da Casa da Juventude. Com previsão de atendimento de 1.200 jovens de 15 a 29 anos por mês, o local oferecerá capacitação e orientação pessoal e profissional em diversas áreas, como tecnologia, alimentos e bebidas, turismo e estética, por exemplo.
“As pessoas precisam de oportunidades, precisam de uma chance de ter suas vidas transformadas. Fico muito feliz por estar abrindo a segunda Casa da Juventude na Pavuna. Aliás, a primeira Casa também foi na Pavuna. Isso mostra o olhar atento do nosso secretário Salvino para aquela população jovem que mais precisa de alternativa. A vida não é fácil, mas vocês podem ter certeza que aqui as oportunidades se abrem, com todo tipo de curso: trancista, barbeiro, fotografia, DJ. A gente precisa se agarrar a essas oportunidades. Elas vão abrir uma porta que vai permitir que a gente se qualifique mais e outras portas serão abertas”, afirmou Paes.
O secretário destacou a importância da unidade para a transformação social da região, que possui um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade.
“É a mudança de perspectiva para nossa juventude dessa região, que tanto precisa de políticas públicas. É um equipamento público que vai formar mais de mil jovens por mês em diversos cursos que vão desde programador, que é o que a cidade precisa agora, sendo pólo de inovação, até barbeiro e trancista. A gente quer, de verdade, mudar a vida dos nossos jovens. Eu espero que, daqui a cinco ou dez anos, alguém pare o prefeito na rua e diga: eu fui aluno da Casa da Juventude, eu sou fruto de uma poítica pública de juventude”, disse o secretário da Juventude, Salvino Oliveira.
A unidade terá opções de cursos de formação, palestras e outras atividades socioculturais capazes de auxiliar os jovens em sua vida pessoal e profissional. As oportunidades na Casa da Juventude também buscam estimular o desenvolvimento dos jovens em soft e hard skills, com acompanhamento psicológico e criação de trilhas de conhecimento para ingresso no mundo do trabalho.
Oficinas e oportunidades
A JUVRio preparou uma programação de ações sociais para os moradores da região. Em parceria com outras secretarias, foram aplicadas doses de vacina contra a Covid-19 e a Influenza (gripe), realizados testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e emitidos documentos. Profissionais de beleza, como trancistas e barbeiros, atenderam gratuitamente no local.
A Casa da Juventude do Chapadão funcionará das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h aos sábados. Todas as oportunidades de cursos, formações, oficinas, palestras e demais atividades serão divulgadas pelas redes da Secretaria da Juventude: