De acordo com a prefeitura do Rio, a partir de 1º de fevereiro de 2025, o cartão Jaé será o único meio aceito nos ônibus municipais, BRTs, VLTs, e vans. Cerca de três milhões de usuários terão de adquirir o novo cartão e por mais que a data já esteja definida, a mudança ainda enfrenta alguns obstáculos.
O Jaé será utilizado somente nos transportes municipais. Passageiros que circulam em transportes estaduais, como barcas, metrô, trem e ônibus intermunicipais, continuarão utilizando o RioCard. Isso significa que muitas pessoas precisarão ter os dois cartões.
“Em três meses, o RioCard deixará de ser aceito nos modos regulados pela prefeitura. Portanto, é importante que a aquisição do vale-transporte Jaé seja feita quanto antes. Recomendamos que os empregadores busquem imediatamente a Jaé para realizar a contratação, e que os funcionários informem ao RH de suas empresas ou a seus empregadores diretos”, observa Maína.
Mesmo com pouco tempo para a mudança, ainda há muitas dúvidas sobre o funcionamento do Jaé. Até o momento, a prefeitura, Jaé e RioCard não sabem como será a integração dos beneficiários do Bilhete Único Intermunicipal (BUI), concedido pelo governo estadual. Essa parcela representa cerca de 100 mil passageiros, segundo estimativa do município, equivalente a 3,5% dos usuários.
Quando questionada sobre essa questão da integração entre os transportes municipais e estaduais, já que a partir de fevereiro nos transporte municipais os passageiros utilizarão Jaé e nos estaduais eles utilizarão o RioCard, a Secretaria estadual de Transportes informou que não responderá no momento, uma vez que o tema não envolve somente a pasta.
De acordo com o município, há conversas em andamento em duas frentes: uma com as concessionárias MetrôRio, SuperVia e Barcas, numa tentativa de ampliar o sistema do Jaé; e outra com o Estado, para a definição do BUI.
Distribuição do cartão Jaé
O Jaé começou a ser implementado em julho do ano passado, com previsão inicial de que substituísse o RioCard no início de 2024. Por conta de dificuldades encontradas em sua implementação, o prazo foi adiado para fevereiro de 2025.
Para diminuir a fila de pedidos de cartões Jaé nesta transição, a prefeitura decidiu que estudantes de escolas do município receberão seus bilhetes nas próprias unidades de ensino, enquanto pessoas com deficiência e doentes crônicos pegarão os cartões Jaé em clínicas da família.
O meio mais indicado para a solicitação de gratuidade pelos beneficiários é através do aplicativo do Jaé. O cartão pode ser entregue diretamente na casa dessas pessoas, desde que paguem uma taxa de R$ 7,95 ao finalizar o pedido. Essas soluções, segundo Zeca Vianna, CEO da Jaé, precisaram ser implementadas para não lotar os 11 postos da empresa.