Com muito glitter, fantasias e um line-up repleto de mulheres, o bloco de carnaval Carnavoz aconteceu neste sábado, 08/03, na Praça de Inhaúma, na Zona Norte do Rio. Trazendo um encontro de gerações do funk feminino, além do tradicional samba e ritmos carnavalescos, o evento contou com cerca de dez atrações e muita folia.
Carnavoz deu início às 8 horas da manhã, mas foi às 11 horas em que o público recebeu a primeira cantora, MC Carol, com um repertório cheio de hits. As amigas Lavínia Beatriz, do Complexo da Maré, e Isabela Batista, do Alemão, contam o que mais surpreenderam nos shows. “Eu achei muito bom, está muito divertido. Eu já estava muito animada de ver a Tati Quebra Barraco, mas agora com todas essas atrações, tô pronta para viver intensamente!”
Já Isabela ressalta a importância de ter um evento como o Carnavoz próximo de casa. “Eu moro no Alemão, então simplesmente amei. A energia está muito boa, o pessoal canta junto, tem muita cultura brasileira. Os preços também estão legais, acessíveis. É muito bom viver um evento como esse sem precisar ir para longe de casa.”
Não é só o público que se animou para o Carnavoz. MC Naninha, uma das atrações do evento, conta que é a primeira vez em um trio elétrico de carnaval. “Eu nunca participei de um trio elétrico, então é a maior dádiva, né. Eu estou muito feliz e nervosa ao mesmo tempo, mas a minha expectativa está a mil”, explica a funkeira. “Eu ainda não sei o que está acontecendo lá fora, mas quem nasceu para brilhar, brilha em qualquer palco!”.
Além de MC Naninha e MC Carol de Niterói, outras atrações elevaram a energia do público e promoveram um encontro de gerações durante o evento. Tati Quebra Barraco, Valesca Popozuda, MC Cacau, Marvvila, DJ Tábata Clarina e DJ Afrolai, além do grupo de bateria Vidiga na Social.







Nas fantasias, o público também não decepcionou. Camila Calisto, de 36 anos, conta que confeccionou todas as fantasias da família para o evento, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “A gente pensou em uma fantasia que exaltasse o dia da mulher e a gente veio de rainhas, e eles de segurança para poder reafirmar a gente no dia de hoje” E funcionou super bem, todo mundo curtiu!”, afirmou, enquanto exibia o look.

Ela, que trabalha como secretária, conta que vê a moda como um hobbie – e uma paixão –. “Sempre gostei de fazer essas coisas, a gente vai usando o que tem de conhecimento e aplicando na fantasia. Simplesmente amo. Agora estou pronta para viver o evento e toda essa mulherada que tá aí para cantar hoje.”
Com mais de 30º marcando a temperatura máxima no Rio de Janeiro, o evento contou com a presença da Águas do Rio, que forneceu gratuitamente água para consumo dos foliões do Carnavoz. A ação contou com um ponto de hidratação, além da circulação de agentes de distribuição em todo o bloco.
Nos bares, o consumo para dar aquela refrescada não foi diferente. Maiara Cristina, de 29 anos, atua como líder do bar do Carnavoz e conta que as vendas têm sido um sucesso. “Tá ótimo. Cerveja gelada, preço bacana. Tem muita gente vindo comprar, por conta do calor que tá fazendo, principalmente.”
O evento também realizou campanhas de teste rápido para ISTs, uma ação promovida com a Vanbora, da Secretaria de Saúde do Rio. Maria de Fátima Santos, enfermeira do município, explica a importância de realizar promoções de saúde no Carnavoz. “Trazer isso para o evento, ainda mais para a comunidade, é muito importante para a conscientização”.