Carnaval 2025: Volta da ‘Noite dos Enredos’ lota a Cidade do Samba, no Rio

As 12 agremiações utilizaram do teatro, dança, audiovisual e música para apresentar seus enredos e empolgar o público presente.
Foto: Divulgação / Rio Carnaval

Mais de 10 anos depois, o tradicional evento para apresentar os enredos do Grupo Especial voltou a fazer parte do calendário carnavalesco. Com um novo formato, voltado para os sambistas, foliões e torcedores, as escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro deram um show de arte e cultura durante as apresentações na Cidade do Samba, na última sexta-feira (30).

Com ingresso gratuito e apenas a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado a comunidades e projetos sociais, cerca de oito mil pessoas puderam ver de perto performances das 12 agremiações do grupo especial, que usaram recursos de dança, música, teatro e audiovisual para passar detalhes dos enredos que mostrarão na Sapucaí em 2025.

Para Gabriel David, presidente da Liesa, o carnaval de 2025 vai apresentar uma diversidade cultural incrível nos enredos e esse evento era essencial para compor a festa. “Ver a Cidade do Samba lotada nessa época do ano, com as agremiações e o público vivenciando essa magia de perto, é motivo de muita alegria”, comemorou o presidente.

Outra novidade foi a criação de um espaço PCD, que contou com monitores e intérpretes de Libras para garantir a acessibilidade. A iniciativa tem como objetivo proporcionar que todos vivenciem o Carnaval de forma igual.

Para garantir a igualdade entre as escolas de samba, cada uma teve direito a 12 minutos de apresentação, cronometrados, para mostrar os enredos. Unidos de Padre Miguel e Unidos da Tijuca coreografaram os integrantes com muita expressão corporal e dança, enquanto a Mocidade relembrou sambas históricos que seguem na cabeça do povo. Já Paraíso do Tuiuti, Beija-Flor e Mangueira contaram, ainda, com a interação do público.

A noite também estava reservada para momentos de humor, com a Vila Isabel, de emoção, com homenagens da Portela a Milton Nascimento, presente no palco, e de religiosidade, com Salgueiro, Grande Rio e Imperatriz Leopoldinense. Coube à atual campeã do Carnaval, a Unidos do Viradouro, encerrar com chave de ouro e muita empolgação.

Em 2025, o carnaval acontecerá nos dias 2, 3 e 4 de março, com as seis melhores colocadas voltando para o Desfile das Campeãs, no dia 8. Os últimos ingressos de arquibancadas especiais e cadeiras individuais estão à venda na plataforma da Ticketmaster, que pode ser acessada em www.riocarnaval.com/ingressos.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]