O candidato a prefeito do Rio pelo Partido Novo, Fred Luz, esteve na tarde de terça-feira na Tijuquinha, na Estrada da Barra, entre a Barra da Tijuca e Jacarepaguá, onde conversou com os moradores sobre os principais problemas da região.
“Os empreendedores nas comunidades têm um papel importante, que é o da geração de emprego e renda para os habitantes locais, especialmente neste período da pandemia, quando as oportunidades de trabalho formal escassearam ainda mais. É preciso que a administração municipal enxergue estes empreendedores, desburocratize os sistemas de acesso à formalização, ajude com informação e orientação”, comentou o candidato.
Em seu plano de governo, Fred propõe a descentralização administrativa como forma de dar voz à sociedade civil organizada, para que moradores e empresários de cada região possam ajudar a decidir as prioridades para uso dos recursos públicos. “Os políticos que se elegem já chegam nas comunidades com projetos prontos. Está errado. Para entender os problemas de uma região, é preciso ouvir quem lá vive e trabalha, as pessoas que mais entendem do assunto. Não é impondo solução de cima para baixo que vamos resolver os problemas”.
Além da descentralização administrativa, o candidato do Novo elege como prioridades o debate com as comunidades as áreas de saúde, educação, saneamento e segurança. Na saúde, a proposta é ter gestão, tecnologia e tolerância zero com a corrupção como pilares, fazendo a integração eletrônica dos prontuários e da fila do Sisreg e usando o modelo de gestão dos hospitais privados, conferindo mais eficiência à rede e quadruplicando a capacidade do atendimento.