As inscrições para o Cine Tekó 2025 estão abertas! Você pode se inscrever até o dia 13 de abril, o link está disponível na bio do @cinetekó . Agora uma curiosidade, Tekó é um termo em tupi antigo que significa “estar no mundo”, ou seja, o universo indígena não separa o lado artístico das outras atividades cotidianas. E fazer cinema é mais uma forma de existência!
Podem se inscrever pessoas indígenas e moradoras de favelas, com 16 anos ou mais, que moram na cidade do Rio de Janeiro. O processo seletivo seguirá critérios afirmativos, priorizando pessoas negras, com deficiência, maiores de 65 anos, LGBTQIAPN+ e estudantes de escolas públicas.
O curso terá início dia 3 de maio e término dia 16 de agosto, aos sábados, estudantes indígenas e favelades vão se encontrar na Aldeia para vivenciar oficinas de cinema. Os encontros vão abordar temas como: roteiro e argumento, cinematografia, elaboração de projetos audiovisuais, montagem, pós-produção, captação de som, produção, assistência e direção.
O Cine Tekó foi selecionado pelo Edital Ações Locais – Edição Cultura Viva, uma realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Apoio de Etnias do Porto, Chiappini Filmes, é.cultural , Casa Doc Oficial, LVE UFRJ, Witness Brasil , Bombozila e Tendy Koatiara Nhembo’esaba.
