BPC e Loas: Governo publica regras mais rígidas e quem não atualizar cadastro terá seu benefício bloqueado; saiba mais

É importante que pessoas beneficiárias atualizem o cadastro no CRAS para continuarem recebendo o pagamento
BPC/Loas. Foto: reprodução

O Governo Federal divulgou duas portarias, com regras mais rígidas para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), para realizar um pente-fino nos cadastros do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em todo o Brasil. O método é uma tentativa do governo em diminuir gastos federais, amenizar o rombo nas cofres públicos e impossibilitar possíveis fraudes no sistema. s novas regras foram publicadas no Diário Oficial da União na última sexta-feira (26) e passaram a valer imediatamente.

O BPC/Loas é o Benefício de Prestação Continuada que garante um salário mínimo pelo governo para idosos com 65 anos ou mais e para pessoas com deficiência de qualquer idade.

Segundo o documento da portaria interministerial 27, conjunto entre os ministérios da Previdência e Desenvolvimento Social, quem recebe o benefício e não está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) ou com o cadastro desatualizado no INSS nos últimos quatro anos terá que atualizar os dados.

Atenção aos prazos: 

A atualização virá por meio da notificação bancária, pelo número de comunicação do INSS 135, pela plataforma meu INSS e por SMS da seguinte forma:

  • 45 dias para municípios de pequeno porte;
  • 90 dias para municípios de médio e grande porte ou metrópole, com população acima de 50 mil habitantes.

O texto ainda diz que, se não houver confirmação clara da notificação bancária ou de outros canais de atendimento, o crédito do benefício será bloqueado 30 dias após o envio da notificação. A portaria detalha que em casos de suspensão e a pessoa regularizar as pendências, todos os meses bloqueados serão pagos.

Como regularizar?

O interessado será chamado a comparecer a um Centro de Referência e Assistência Social (Cras), vinculado à prefeitura da cidade onde reside, para se cadastrar ou atualizar dados no CadÚnico. Vale ressaltar que não será necessário ir ao local de atendimento caso o beneficiário não seja notificado.

Para novos cadastros para o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) será obrigatória a biometria a partir de 1º de setembro deste ano. Na impossibilidade do registro biométrico do solicitante, o procedimento será obrigatório para o responsável legal que fizer o requerimento.

“Neste caso, os requerentes do BPC, ou seu responsável legal, terão de realizar registro biométrico, a partir de 1º de setembro de 2024, nos cadastros da Carteira de Identidade Nacional (CIN), do título eleitoral ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, informou o Ministério de Desenvolvimento Social.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]