A Bienal do Livro Rio, está pronta para celebrar sua edição comemorativa de 40 anos, com uma programação repleta de novidades. O evento acontede de 1 a 10 de setembro no Riocentro, Barra da Tijuca e os organizadores esperam receber cerca de 600 mil visitantes.
Entre os destaques do evento, estão renomados autores nacionais e internacionais, influenciadores digitais, artistas e jornalistas, além dos estandes de livros com mais de 500 marcas parceiras.
O público terá a oportunidade de encontrar personalidades literárias como a escritora Conceição Evaristo, autora do livro Olhos D’água. Eliana Alves Cruz, autora de Águas de Barrela e O Crime do Cais do Valongo, também comparecerá ao evento. O diretor, ator e escritor Lázaro Ramos também é presença confirmada na Bienal do Livro 2023, além de muitos outros convidados. Segundo informações do site oficial do evento, são mais de trezentas atrações confirmadas. Entre as autoras internacionais, a escritora da série literária Os Instrumentos Mortais, Cassandra Claire, é uma das presenças confirmadas.
Os ingressos custam a partir de R$19,50 a meia entrada, e inteira a R$39,90. Eles já estão a venda no site Eventim. Professores, autores e profissionais do livro podem se credenciar para garantir a gratuidade no evento, para isso é necessário comprovar a profissão.
Novos formatos e espaços com cultura e diversidade
A Bienal do Livro Rio 2023 trará diferentes formatos de apresentações, como “Em Primeira Pessoa” e “Páginas no Palco”, que prometem envolver o público em conversas e performances literárias. O Café Literário se reinventa como um espaço de debates e troca de ideias, explorando os bastidores da escrita e outras formas de contar histórias.
A cultura pop ganha destaque na programação, celebrando o mundo dos games, audiovisual, músicas e séries. O novo espaço “Palavra-Chave” será o epicentro dessas discussões, incluindo o “Páginas na Tela” com foco em narrativas audiovisuais e adaptações literárias para cinema, televisão e séries.
A Bienal continua sua tradição de inclusão e diversidade. Todas as sessões contarão com tradução simultânea em Libras, e visitas guiadas serão oferecidas para deficientes visuais em parceria com o Instituto Benjamin Constant. O evento busca reunir perspectivas diversas por meio de mesas de discussão que abordam temas contemporâneos e variados.
Espaços ao Ar Livre e Gastronomia
Neste ano, a Bienal do Livro Rio valoriza ainda mais o espaço ao ar livre, privilegiando os jardins do Riocentro. Os visitantes poderão desfrutar de ambientes de descompressão ao redor do Café Literário e do Palavra-Chave, com capacidade para até 850 pessoas por sessão. Além disso, pela primeira vez, food trucks estarão presentes, proporcionando uma experiência gastronômica única.
Com sua edição de 40 anos, a Bienal do Livro Rio se prepara para oferecer uma celebração literária e cultural memorável, onde o público poderá se conectar com autores, participar de debates, explorar a cultura pop e desfrutar de espaços ao ar livre.