Tudo começou… no Morro dos Prazeres. O tradicional Baile Black Santa, após um hiato de três anos, está de volta ao seu local de origem, no coração de Santa Teresa, Zona Central do Rio de Janeiro. Quem pegou a época que o evento sacudiu a cena voltada para a música negra da cidade, sabe como esse retorno é esperado. A edição ‘Aquecimento de Cria’ está marcada para o próximo sábado (18), de 15h às 23h, na Quadra da Barreira, localizada na Rua Gomes Lopes.
Fundado em 7 de agosto de 2012 por oito jovens pretos do morro, a BKS era um evento considerado tradicional por muitas pessoas. “Um evento preto, criado e produzido por jovens favelados pretos de total protagonismo e credibilidade, unindo o morro e asfalto através da cultura preta. Agregando e disseminando um movimento preto principalmente para os moradores daqui”, reforça Jefferson Amaro, um dos criadores da festa.
Ele reforça: “Foi o primeiro coletivo a levar black music para dentro do Morro dos Prazeres. Criamos, inovamos e fomos pioneiros nesse cenário em periferias, quando ninguém enxergava potencial de entretenimento dentro dos becos”.
O baile teve sua última edição no asfalto em 2021, mas sua última edição nos Prazeres foi em 2016. “A pausa aconteceu por várias razões. Entre elas: confrontos de operações policiais, pandemia do Covid-19 e insegurança no território. Mas tudo isso é passado. Justamente pelo fato do clima estar seguro, decidimos fazer a retomada da festa no morro”, comemora Jefferson.
Mas, o que o público pode esperar dessa edição? Jefferson enfatiza que o BKS é muito conhecido e lembrado por ser um ambiente seguro. “Respeitoso, de afeto, que apoia a diversidade, que inclui diferentes perfis de pessoas, dando visibilidade e empoderamento às populações plurais. A gente valoriza os favelados promovendo entretenimento premium de qualidade, com uma line-up super variada e com cobrança de ingressos no valor extremamente acessível e justo.”
“Como a gente abraça tanta gente diferente? Deixando as pessoas à vontade. Literalmente em casa! Respeitando as minas e o manos de forma mais verdadeira possivel. Todo esse movimento do Black Santa, faz com que os próprios moradores sintam-se orgulhosos de algo que veio de dentro dos Prazeres e que ganhou a cidade, gerando economia e soluções criativas para a comunidade”, finaliza.
Ingressos
Quem quiser colar, pode comprar seu ingresso clicando aqui. O valor é R$ 30, sendo R$ 5 de cada ingresso destinados ao Rio Grande do Sul.