O Governo Federal passou a exigir documentos com foto para inscrição ou atualização no Cadastro Único Para Programas Sociais (CadÚnico) desde o último dia 15. O Bolsa Família é um dos benefícios que precisa da atualização deste cadastro.
Serão exigidos documentos oficiais com foto do representante do domicílio que deve ser entregue junto com a documentação de identificação de todos da família. A regra também vale para famílias unipessoais — que além do documento de identificação e comprovante de residência deverá assinar um termo declarando a veracidade das informações.
Leia mais sobre o CadÚnico:
- Veja como reativar o CadÚnico usado para receber o Bolsa Família
- Prefeitura do Rio lança projeto piloto de sistema de agendamento para o CadÚnico Rio
- Bolsa Família: Adicional de 50 reais começa a ser pago para cada criança e jovem entre 7 e 18 anos
O comprovante de residência pode ser conta de luz, água ou telefone e se não tiver, o usuário pode assinar uma declaração de residência. Esta regra não vale para quilombolas e pessoas indígenas – estes grupos terão atendimento especial.
Você pode consultar o seu CadÚnico no site do Governo Federal.
O objetivo do Ministério do Desenvolvimento Social Família e Combate à Fome é identificar as famílias unipessoais. De acordo com dados divulgados na última sexta-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatísticas (IBGE) 11,8 milhões de pessoas vivem sozinhas, representando um total de 15,9% da população brasileira.