A jogadora de futebol Gabriela da Silva, 23 anos, cria do CPX da Penha, embarcou nesta segunda-feira (24) com destino à Nova York, nos Estados Unidos da América. Ela irá representar os jovens das favelas cariocas no Fórum de Juventude do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU), evento que acontece, entre os dias 25 e 27 de abril.
A atleta treina desde os 7 anos de idade e há sete meses é bolsista do programa Pacto Pela Juventude (PPJ). Participando da iniciativa, ela recebia um auxílio de R$ 500 para estudar os problemas do CPX da Penha e pensar em soluções. Gabriela, que já realizou um projeto sobre a desigualdade nos esportes em escolas da região, agora vai levar o que aprendeu durante a mentoria para o fórum internacional.
Gabriela é apaixonada pelo futebol e sonha em cursar Educação Física. Ela afirmou estar otimista para a viagem e espera contribuir para a comunidade. “Espero que todos daqui onde moro tenham a oportunidade de crescer. Temos muitos talentos na favela”.
Com a temática “Acelerando a recuperação da COVID-19 e a plena implementação da Agenda 2030 com e para a Juventude”, o encontro da ONU é focado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e pretende criar um documento de recomendações para o Fórum Político de Alto Nível e a Cúpula dos ODS que acontecem em setembro de 2023.