Enquanto o país se prepara para receber o Mundial de 2027, as chuteiras já ecoam com outro peso no Centro de Treinamento União Esporte Educacional. No coração do Complexo do Alemão, o objetivo de alcançar a Seleção Brasileira é encarado como um plano de carreira rigoroso, onde o talento bruto é lapidado pela persistência de meninas que veem no futebol a oportunidade definitiva de mudar suas histórias.
Fruto da visão estratégica do Diretor Dão, o projeto atende hoje mais de 100 jovens, com um destaque crescente para o futebol feminino. Mesmo diante das barreiras históricas de investimento na modalidade, o Centro de Treinamento aposta no poder das meninas do CPX. Atuando na base da pirâmide esportiva, o projeto preenche a lacuna de visibilidade nacional, revelando atletas que são promessas para o esporte no Brasil.

Foto: Uendell Vinicius / Voz das Comunidades
O Grito da Base: “Valorizem nosso talento”
Um desses talentos tem nome, sobrenome e uma determinação que desafia as estatísticas de exclusão. Letícia da Motta, de apenas 16 anos, é uma das joias lapidadas no projeto. Com a bola nos pés, ela desenha jogadas que deixam claro o seu potencial técnico, mas é fora das quatro linhas que seu discurso revela a consciência de quem conhece as barreiras do sistema. Em um desabafo que ecoa a voz de milhares de jovens atletas brasileiras, Letícia destaca o que mais dói na caminhada: “O meu maior sonho no futebol é que as pessoas reconhecessem mais o futebol feminino; que as pessoas não desvalorizassem tanto o nosso talento”. Para meninas como Letícia, 2027 não é apenas um evento esportivo na televisão; é o horizonte onde elas esperam que o preconceito seja finalmente vencido pelo reconhecimento.
No União Esporte Educacional, a regra é inegociável: para brilhar no campo, é preciso bater um bolão na sala de aula. O Professor Barbosa, junto com os colegas professores Eli e Adriano, é enfático ao dizer que o esporte e a educação são inseparáveis. “Todos têm que estar na escola para participar”, afirma. Mais do que treinar atletas, o projeto foca na formação de cidadãos. Periodicamente, são realizadas reuniões com os pais para acompanhar de perto o desenvolvimento de cada criança, criando uma rede de apoio que blinda o jovem contra as vulnerabilidades do território.

No entanto, manter esse sonho vivo no Complexo do Alemão é um exercício diário de resistência. Nenhuma criança paga para participar, garantindo que o acesso ao esporte seja um direito e não um privilégio de poucos. Mas a gratuidade tem um preço que, muitas vezes, é pago pelo próprio bolso dos idealizadores ou por doações pontuais que chegam a conta-gotas. “Tudo o que temos aqui é fruto de muita luta e solidariedade”, explica Dão.
Apesar do talento nato das jogadoras, a infraestrutura clama por socorro. Hoje, o projeto busca parcerias urgentes para itens básicos que fazem toda a diferença no rendimento: uniformes novos, materiais esportivos (bolas, cones,uniformes, coletes), lanches para garantir a nutrição após os treinos e, principalmente, a manutenção da quadra e uma ajuda de custo para os profissionais que doam seu tempo. A renovação do projeto também se manifesta através do laço familiar e da sucessão. A pequena Eloah, de apenas 9 anos, personifica a continuidade do trabalho iniciado por seu avô, o Diretor Dão. Criada dentro das 4 linhas e observando o esforço de Dão em transformar a poeira em oportunidade, ela herdou o desejo ardente de ser uma grande jogadora.

Crédito: Reprodução
Vitrine: A Caminho da Taça das Favelas
A confirmação de que o trabalho está no caminho certo veio com o anúncio de que algumas jogadoras do União vão participar da Taça das Favelas. O torneio, maior vitrine de futebol de comunidade do mundo, será o palco onde o talento do Alemão será testado sob os olhos de olheiros profissionais. Para o time feminino, a Taça não é apenas um campeonato; é a chance definitiva de furar a bolha da invisibilidade.
