Na noite da última terça-feira (26), por volta das 22h, a Cedae concluiu a manutenção anual que é feita no sistema Guandu. De acordo com o planejamento, a retomada do tratamento de água está ocorrendo gradativamente. Porém, no início da manhã desta quarta-feira (27) o serviço estava operando com 38% da capacidade. Isso porque as concessionárias responsáveis pela distribuição ainda estão finalizando os reparos nas redes.
Com isso, há relatos de falta d’água em regiões do Rio, como o Complexo do Alemão, Maré e outros municípios da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias. A CEDAE pede que a população economize água durante esse período.
Nas redes sociais, moradores relatam falta de água em bairros da Zona Oeste, como Santa Cruz; da Sul, como Botafogo; e da Norte, como Grajaú, Marechal Hermes e Pilares.
O Sistema Guandu é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas na capital e na Baixada Fluminense. De acordo com a CEDAE, a manutenção anual envolveu mais de 500 profissionais, incluindo engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento. Na manutenção, foram realizadas inspeções e correções, como a instalação de novos equipamentos, reparos, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.
Também foi incluída obras de modernização do sistema, como a instalação de válvulas dos macromedidores, equipamentos capazes de realizar a medição de grandes vazões de água, possibilitando maior controle de perdas. De acordo com a Águas do Rio, a normalização do serviço deve ocorrer até 72 horas.