Após seis anos que o Teleférico do Alemão se tornou um “elefante branco” na comunidade, as obras de revitalização finalmente estão acontecendo de forma efetiva. Coincidentemente, se está em um ano eleitoral e Cláudio Castro, atual governador do Rio, está concorrendo à reeleição. A princípio, o início das obras estava previsto para 14 de fevereiro, mas apenas em 18 de março a ordem foi assinada pelo Governo do Estado.
Segundo a previsão do governo do estado, o funcionamento do teleférico deve ser retomado em 2023. Pelo cronograma atual, as obras nas estações serão concluídas em dezembro de 2022 e a modernização dos equipamentos estará pronta em março do próximo ano. A partir daí, de acordo com a assessoria do governo estadual, será iniciada a licitação do sistema pela Secretaria estadual de Transportes.
Procurada pela equipe do Voz das Comunidades, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras informou que o orçamento da reforma é de R$16,9 milhões e a modernização do sistema, R$150 milhões. Além disso, foi reforçado que a reforma das estações do Teleférico do Alemão está ocorrendo dentro do cronograma previsto pelo Governo do Estado e deve ser concluída em dezembro.
Ainda de acordo com a secretaria, terminada esta etapa, a modernização da parte operacional ficará a cargo da empresa francesa POMA, que é a responsável pela implantação do equipamento desde sua inauguração.
“Após ambas intervenções – civil pela Seinfra e operacional pela POMA – a Secretaria de Transportes assume o Teleférico para promover a licitação da concessão de operação do equipamento”, acrescentou a assessoria.
O teleférico do Alemão começou a funcionar em 2011. Um mês depois das Olimpíadas de 2016, o serviço fechou para manutenção, mas nunca mais abriu. O transporte faz parte da mobilidade urbana dos moradores do Complexo do Alemão, abrangendo as localidades do Adeus, Baiana, Alemão, Itararé e Palmeiras.