“Empreender foi a virada de chave que mudou a minha vida. Hoje sou independente, trabalho em casa e tenho mais tempo para a família. O sonho agora? Crescer”. O relato é de Andressa Campos, de 31 anos, moradora de Honório Gurgel e cria do Complexo do Chapadão, ambos na Zona Norte carioca. Há 10 anos, ela se sustenta com seu negócio de venda de doces e agora é uma das participantes do EmpreendAE, projeto da Águas do Rio que leva ao quadro de fornecedores da concessionária pequenos negócios estabelecidos em comunidades que ficam dentro da sua área de atuação.
O programa, lançado na Expo Favela, estabelece uma plataforma para que os interessados possam oferecer seus serviços, como bufê para eventos, gráfica, confecção de uniformes e transporte, entre outros. Além disso, os participantes terão acesso a cursos de capacitação focados na profissionalização de equipes e no desenvolvimento sustentável dos negócios.

(Foto: Águas do Rio / Divulgação)
Enquanto o EmpreendAE ainda era um projeto-piloto, Andressa foi procurada por equipes de Responsabilidade Social da concessionária, que buscavam pequenos fornecedores na Associação de Moradores do Complexo do Chapadão, na Pavuna. Hoje, seus doces fazem parte de coffee breaks e outros eventos dentro da empresa. Com a parceria, a microempresária pretende crescer ainda mais, abrir uma cozinha separada da sua casa e dar aulas.
“Para muitas pessoas parece impossível viver exclusivamente de seu próprio empreendimento. Sei porque já pensei assim. Mas hoje estou aqui para dizer que é possível, sim, e que tenho o conhecimento necessário para ensinar como tocar bem um negócio de doces”, falou.
Assim como Andressa, Rosimeire da Silva Machado também é fornecedora da Águas do Rio. Os ecocopos personalizados distribuídos no estande da concessionária na Expo Favela foram feitos por ela, que é dona de loja de brindes na Barreira do Vasco, Zona Norte da capital fluminense.

Foto: Águas do Rio / Divulgação
Há cinco anos, Meire montou seu próprio negócio e hoje corre atrás para que seu sonho se desenvolva. “Todos os dias coloco minha força e determinação para fazer meu projeto crescer. E essa parceria com a Águas do Rio me proporciona uma oportunidade importante de mostrar o meu trabalho. Sinto que sou privilegiada por essa chance de me desenvolver ainda mais”, afirma.
Prosperidade compartilhada
De acordo com o presidente da concessionária, Alexandre Bianchini, o EmpreendAE reflete o compromisso da companhia em levar muito mais que melhorias nos serviços de água e esgoto nas comunidades onde atua, mas, também, oportunidades. Desde que entrou em operação, em novembro de 2021, a empresa priorizou empregabilidade onde mais precisa. Hoje, dos 8 mil funcionários, 4,5 mil são de favelas.
“O EmpreendAE faz parte desse nosso esforço constante em promover o crescimento econômico e social dentro das comunidades fluminenses. Buscamos contratar mão de obra local, o que também acaba nos aproximando de moradores e de suas realidades. E, como estamos nesses territórios diariamente, vemos de perto o potencial de crescimento dos negócios locais. Com o programa, podemos apoiá-los, trazendo esses serviços para o nosso quadro de fornecedores, que é amplo e diversificado, e dando a eles a oportunidade de expandir cada vez mais, gerando um ciclo virtuoso de prosperidade compartilhada ”, destaca Alexandre Bianchini, presidente da Águas do Rio.