Há quem tenha dificuldade em dividir, somar, multiplicar e subtrair. A matemática sempre foi apresentada como uma disciplina complicada. No entanto, existem alunos que se dão bem e se destacam com os números. Este é o caso de Myrela Dutra, moradora da Nova Brasília. Aos 15 anos, ela é uma das 100 vencedoras da Olimpíada Carioca de Matemática.
Organizada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, o objetivo da Olimpíada é incentivar a aprendizagem em matemática entre alunos da rede pública de ensino. A saudável competição é voltada para todos os alunos que estão cursando do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
E como em todas as olimpíadas aqueles que ficam no pódio recebem um prêmio especial, com os gênios da matemática não poderia ser diferente. Representando o Complexo do Alemão, Myrela já desembarcou em Orlando para vivenciar sua vitória. Ela e os outros 99 campeões foram contemplados com uma viagem para conhecer a Disney e a NASA. Enquanto moradora de favela, a jovem está extremamente feliz pela oportunidade.
“Sempre gostei de matemática, pois acho que é uma matéria que você precisa sempre estar se desafiando. Fiquei sabendo dessa conquista nas férias. Falaram que era uma entrevista sobre o que eu achava sobre a proibição dos uso dos celulares na escola. Porém, quando cheguei e esperei a equipe chegar, apareceu o secretário de educação. Me deram um papel e quando eu li estava escrito que eu havia ganhado uma medalha de ouro, além disso uma viagem para Disney e Nasa”, relembra Myrela.
Desde que soube da viagem, a animação foi a mil. Dia 14 de janeiro foi o dia de receber um kit com camisas térmicas, camisetas, casacos, meias, tênis, mala, mochila e squeeze. No último dia 20 de janeiro, há dois dias, Myrela embarcou. Para quem vem de origem humilde, toda conquista é coletiva. A vitória de Myrela é de toda sua família, sobretudo seus pais, que vieram de Pernambuco para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor e hoje provam do sabor de seus esforços através dessa oportunidade.
“Ter a Myrela como filha é um grande orgulho para nós. Menina exemplar, estudiosa, obediente. Só tenho a agradecer a Deus. Somos de Pernambuco. Passamos por grandes desafios onde moramos, viemos para o Rio buscando algo melhor. Nosso objetivo sempre foi dar o melhor para nossas filhas e não deixar com que elas passem pelas mesmas coisas. A expectativa foi muito grande, muita ansiedade, ela não via a hora desse momento tão esperado chegar. O conselho que dou para os jovens é que estudem bastante e nunca desista pois é através dos estudos que conseguimos realizar sonhos”, declara Eliude Dutra, mãe de Myrela.
Myrela retorna ao Brasil no dia 28 de janeiro e pretende continuar se dedicando aos estudos.
Texto: Nathalia da Silva
Produção: Vilma Ribeiro
Fotos: Vilma Ribeiro