A manhã deste sábado (12) foi turbulenta para moradores da Ilha do Governador. Após uma ação policial ao abordar dois homens, resultou em tiros, protesto e a morte de uma criança de 5 anos.
De acordo com o Portal G1, testemunhas afirmam que dois homens em uma moto não obedeceram a ordem de parada dos policiais e acabaram sendo alvo de tiros. Wendel Eduardo, de 17 anos, que ocupava a garupa da moto, foi atingido e morreu. Revoltados pela ação, moradores realizaram um protesto contra a violência policial. A polícia interveio. Fechando as principais vias de acesso ao Morro do Dendê, a polícia respondeu com bombas de fumaça e tiros.
Durante a ação, por volta de 9h, uma criança de 5 anos, identificada como Eloá Passos, foi baleada dentro de casa. Tanto Eloá quanto o Wendel foram levados para o Hospital Municipal Evandro Freire (HMEF), mas não resistiram aos ferimentos.
Mediante autorização da família, a equipe do Voz das Comunidades teve acesso ao quarto onde Eloá foi atingida. Além das marcas de sangue, é possível ver o local por onde a bala entrou no quarto.
O avô da menina falou com a imprensa no hospital para onde a menina foi levada. Ele contou que estava no trabalho quando recebeu a notícia que a Eloá tinha sido baleada. Confira o relato:
O Voz das Comunidades tambémconversou com Roseli Passos, prima de Eloá.
“Amanhã é Dia dos Pais, podendo amanhecer um dia feliz na família, vai ser um dia triste, porque o pai tá lá, vai enterrar a filha dele” disse Roseli Passos, prima da Eloá Passos, de 5 anos, morta durante uma ação da PM no Morro do Dendê neste sábado (12) #FuturoExterminado pic.twitter.com/pKUVTN6C9p
— Voz das Comunidades (@vozdacomunidade) August 12, 2023