A equipe do Voz das Comunidades levantou neste sábado só com uma coisa na cabeça: levar solidariedade, sorrisos e chocolates para as crianças das favelas. Em sua décima quarta edição, a ONG realizou a ação de Páscoa que distribuiu 15 mil chocolates nas favelas do Complexo do Alemão, Penha e Vidigal.
As equipes se dividiram entre as localidades do Complexo do Alemão, Penha e Vidigal. Na Penha, localidades como a Terra Prometida, 29, Chatuba, Bairro 13 e 4 Bicas foram atendidas. Na Penha, Hanna de 4 anos e Laura, de 3 e Clarissa, de 13 anos. Todas são filhas de Ana Carolina de 36 anos. “É ótimo quando vocês vem e fazem essa ação. É mostrar que a favela não tem muita coisa boa, projetos sociais que olham pra gente. E uma ação assim, trazendo chocolates pras crianças daqui da favela deixa todo mundo feliz”, comentou a mãe. A vizinha, Valéria Silva, de 46 anos concordou. “Ainda bem que vocês estão aqui e fazem essa diferença pras famílias da Penha e do Alemão. Que bom. Eu agradeço muito!”.
Bruno Magalhães, de 28 anos, morador da região da Vacaria, também na Penha é pai da Eloá de 6 anos e Isaque de 5 anos. Ele contou que foram as crianças que ouviram os gritos dos voluntários do Voz anunciando a distribuição de chocolate. “Estava deitado quando eles me chamaram. Aí viemos ver.” Sobre a ação, Bruno falou que ficou muito feliz com a ação. “É legal demais ver essa ação pelas crianças. É muito bom ver que tem pessoas como vocês que sabem que nossas crianças são as mais impactadas com a falta de chocolates. Ver a felicidades deles é tudo”, disse o pai.
No Complexo do Alemão, Cinara Nunes, 26 anos, moradora da Zona do Medo e é mãe da Maria Eduarda de 12 anos. Cinara comemorou a ação do Voz das Comunidades em distribuir chocolate na região. “É muito importante para unir as crianças. É muito importante para elas ganharem chocolate. É a oportunidade das crianças que não tem condições ganharem um chocolate”. A filha Maria Eduarda completou. “É muito bom! Ganhar é uma ação muito boa. Tem crianças que nunca ganharam chocolate na Páscoa. Eu ganhei o meu.”
Na Fazendinha, Luis Felipe, 30 anos levou o levou o enteado Caio Gabriel de 9 anos. Foi a primeira vez que o menino que é uma pessoa com deficiência ganhou um doce pelo Voz. “Foi muito bom ganhar o Chocolate. Maravilhoso. Que Deus abençoe todos vocês por trazer pra gente”, disse o menino. Luis Felipe também elogiou a ação. “É muito participativa. Ainda mais no caso dele. Foi muito bonito ver ele recebendo um chocolate.”
No Vidigal, a ação aconteceu tanto no alto quanto baixo da favela, cerca de 500 em cada região. Uma das crianças que recebeu o chocolate foi Alice Macedo, de 14 anos e moradora na parte de cima da favela. “Vou dividir o chocolate com a família e espero que a páscoa tenha bastante chocolate!”, disse animada. Ismael Montes, de 15 anos, também foi um dos contemplados pela ação. “Esse chocolate é só meu”, brincou o garoto, que prometeu dividir com a família. Sobre o domingo de Páscoa, o garoto falou que vai passar o dia de um jeito diferente. “Vai ser na praia, com a minha família.” O irmão, Valetim, de 7 anos, também ficou animado. “Tô feliz com o chocolate e com a Páscoa.”
Fábio Luiz, coordenador do Vidiga Social que, em parceria com o Voz das Comunidades, distribuiu os chocolates na favela do Vidigal. Para ele, “a Páscoa é uma data importante e fazer chegar o chocolate nas mãos das crianças é tão valoroso quanto”.
Foto: Igor Albuquerque / Voz das Comunidades
Com a ação conjunta, o coordenador disse que, este ano, deu pra expandir mais a abrangência da cobertura. “A gente recebia feedbacks que fazíamos em partes muito específicas da comunidade. Mas esse ano, conseguimos fazer em mais áreas”.