A resiliência e o empoderamento da beleza feminina da favela

Além de uma design: força, empoderamento e a autoestima
Luiza Nascimento, fundadora do Studio. Foto: Igor Albuquerque/Voz das Comunidades
Luiza Nascimento, fundadora do Studio. Foto: Igor Albuquerque/Voz das Comunidades

A autoestima da mulher é um ato de resistência. Com a força da mulher no empreendedorismo, isso se potencializou e se revela por meio das designers de sobrancelhas nas favelas. Do design básico à pigmentação, há muitas maneiras de elevar a autoestima das mulheres. O Beauty Studio Luiza Nascimento, no Vidigal, é um empreendimento iniciado há três anos, mas atua como design há mais de quatro anos.

A mãe do Heitor, de 5 anos, conhecida como “Luiza das Sobrancelhas” na comunidade, revela que o empreendedorismo transformou sua vida e que procurou maneiras de se sentir viva. Foi vendedora de tapioca no ponto do Vidigal e trabalhou por muito tempo no mercado de trabalho formal. 

Muito mais do que um simples design, a sobrancelha muda a realidade das mulheres, elevando a autoestima e o empoderamento. Luiza vê sua profissão como fonte de renda, mas não só isso. Vê também como possibilidade de mudança de vida do seu filho. 

“Hoje meu filho tem a oportunidade de ir a lugares que nunca fui ou que nunca tive a oportunidade. Hoje eu dou a ele”, afirmou. A cria do Vidigal relata que o negócio, que começou com uma maca parcelada no cartão de crédito, no salão de uma amiga, mas que em seis meses conseguiu suas clientes fixas. 

Luiza Nascimento, fundadora do Studio, em atendimento a uma das clientes. Foto: Igor Albuquerque/Voz das Comunidades

“Não é um processo rápido, muito menos fácil, mas lutei muito com meu marido, que é moto táxi, fazendo divulgação pelo morro. Além disso, quando comecei, trabalhava e recebia um salário mínimo, não tinha condições de começar nada. Iniciei meu primeiro curso sem base nenhuma, e sem dinheiro”, conta.

Como descrito pela empreendedora, por muito tempo as mulheres receberam menos que o homem. “Queria fazer alguma coisa que me sentisse viva. Depois que comecei a empreender, me senti uma mulher mais forte”, revelou. Atualmente, Luiza é palestrante em diversos workshops e cursos pelo estado e pelo país, inclusive já recebeu uma medalha por sua atuação em 2023. 

Luiza é o exemplo de que o cuidado é essencial para isso. Não só no Vidigal, mas também em outras favelas. Mulheres como Luiza são responsáveis por mudar o olhar das pessoas sobre si mesmas, buscando fazer com elas sempre se vejam melhores do que elas são.

Luiza e sua sócia, Patricia Duarte , que atuam como designer de sobrancelhas, no Vidigal. Foto: Igor Albuquerque/Voz das Comunidades

O Beauty Studio Luiza Nascimento fica na Avenida Presidente João Goulart, 958 – Vidigal, tendo como ponto de referência a Oficina de Motos do Magno. Você também pode encontrar o Studio no Instagram, que é @luiza_designer____

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]