A época mais quente do ano já chegou! A favela aproveita o momento para aderir às tendências do verão. Do “nevou” a unhas de acrigel, este é o momento para investir na estética que só a favela tem.
Cabelo “Nevou”
Uma das tradições mais conhecidas é a descoloração de cabelo, o “nevou”, que leva os jovens a apostar em peso no tom esbranquiçado. O Salão do Dick, localizado na estrada do Itararé, no Complexo do Alemão, fica lotado a partir da metade do mês de dezembro.
Com 31 anos, Valdick Souza começou a cortar e pintar cabelos há 14 anos. Morador da Fazenda, ele se especializou em barbearia dentro do CPX. Começou pequeno e hoje tem seu próprio salão. Para ele, o final de ano é a melhor época para lucrar, mas a carga de trabalho é bem maior.
“Chegou dezembro, do dia 15 ao dia 31 é trabalho até o talo. No dia 1 de dezembro, eu já abro a agenda e o pessoal já vai marcando direitinho. No final do ano, eu abro o salão às 8 da manhã e vou até meia-noite. Ainda não parei pra contar, mas atendo em média 30 clientes por dia nessa época”, explica Dick.
Para 2025, ele pretende se especializar em micropigmentação de barbas para aperfeiçoar o trabalho oferecido pra galera do CPX.
Unhas de acrigel
As mulheres não ficam para trás quando o assunto é beleza. Investindo nas unhas decoradas, a acrigel é a grande tendência do ano. Cria do Areal, Marcelly Alves, de 30 anos, trabalha como designer de unhas há 10 anos. Para conseguir dar conta da alta demanda no fim de ano, ela abre a agenda no início de dezembro. Para este ano, ela acredita que as mais pedidas serão o modelo amendoado.
“Aqui no CPX as meninas são muito do boca a boca. Por conta do baile e eventos que tem aqui, as meninas sempre se juntam para se arrumar. O que me favorece são esses eventos e final de ano, que mais me demanda. Em dezembro, minha agenda já está cheia!”, conta Marcelly.
Marcelly atende no Salão Patrícia Bonna, em Olaria. Para 2025, ela acredita que a grande onda será unha no molde f1, um tipo de alongamento com bom acabamento e menor tempo de aplicação.
Praiou
No verão, não tem como não pensar em praia. No Vidigal, a Praiê faz sucesso entre os moradores. A loja virtual vende cangas personalizadas para todo Brasil. Lançada em abril deste ano, a primeira coleção trouxe elementos do Vidigal em suas estampas, como gírias que todo cria conhece e imagens comuns do morro (mototáxi, poste com tênis amarrado).
“A primeira coleção teve uma repercussão muito legal aqui. A gente fez muito por isso também: para o Vidigal, para as pessoas daqui. Quando vamos à praia, vemos as pessoas com as cangas. E é legal levar o nome do Vidigal para outros estados também”, conta Layla Coan.
Com menos de 1 ano de atuação, a Praiê de Layla Coan (28) e Luana Souza (26) já conquistou clientes fieis que aguardam por novidades. Para 2025, a meta é manter a originalidade nos produtos.
“A gente quer que a Praiê cresça o máximo possível. Então pensamos em produtos bem originais. A estampa da canga, por exemplo, é exclusiva. Somos uma marca criativa. Não tem em outro lugar.”, explica Luana.
Para comprar os produtos, é só entrar em contato no instagram da marca: @amopraie.