A campanha de doação “ajude a Mayara a estudar nos EUA”: Musicista da Rocinha conquista bolsa de estudos

Aprovada na Southeast Missouri State University, agora busca apoio financeiro para a viagem
Foto: Arquivo Pessoal

Nascida e criada na Favela da Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro, Mayara Santana, de 22 anos, aluna e monitora de violão da Escola de Música da Rocinha, foi aprovada para cursar Música na Southeast Missouri State University, nos Estados Unidos, com bolsa de estudos 100%. Para cobrir os custos da viagem, incluindo visto, passagens, alimentação e outras despesas, ela iniciou uma campanha online. As aulas começam em 12 de agosto de 2025. Para ajudar, basta utilizar as CHAVES PIX: [email protected] | 21 99673-8447 (em nome de Mayara de Oliveira Santana do Nascimento). Apoie esse sonho e ajude a Mayara a chegar ainda mais longe!

Moradora da Rocinha desde pequena, Mayara Santana, ingressou na Escola de Música da Rocinha antes dos 10 anos, iniciando seus estudos em coral. Aos 11 anos, despertou interesse pelo violão e passou a participar da Cultura Inglesa, onde permaneceu por 7 anos, por meio de uma parceria entre a instituição da Rocinha e o curso de inglês. Em 2015, entrou para a Orquestra, inicialmente tocando trombone e, posteriormente, clarinete. Além disso, dedicou-se ao estudo da teoria musical com o objetivo de ingressar na Unirio, onde cursa Licenciatura em Música.

Processo seletivo

O encontro com o doutor Felipe Brito, diretor de jazz da Southeast Missouri State University, nos Estados Unidos, aconteceu quando ele visitou a Escola de Música da Rocinha, para ministrar uma masterclass e ofereceu a bolsa de estudos através de avaliação.

Mayara se mostrou interessada, conseguiu o contato dele e neste momento o doutor a auxiliou em como fazer os processos para ingressar na Universidade nos EUA. O processo seletivo, foi necessário apresentar peças de música erudita e popular, tanto na escala maior quanto na menor. Além disso, fazer uma prova de inglês internacional.

“Foram mais ou menos 5 meses para preparar todos os 8 vídeos tocando clarinete e violão, exatamente em momentos tensos da minha vida profissional e pessoal, mas estudando intensamente. Tive foco para entregar tudo dando o meu melhor”, acrescenta a musicista.

Outra maneira de ajudá-la com qualquer valor, basta clicar no link . Para mais informações, acesse o Instagram oficial do @escolademusicadarocinha e instagram da Mayara @mayasantarj, nos dois perfis tem direcionamento para doação.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]