96% dos moradores adultos do Complexo da Maré receberam primeira dose da vacina

A iniciativa de imunização em massa da Secretaria Municipal de Saúde, Fiocruz e Redes da Maré atingiu mais de 36 mil pessoas da comunidade

Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

A campanha de imunização em massa no Complexo da Maré, realizada entre os dias 29 de julho e 3 de agosto, aplicou 36.064 doses na população local durante o período, a maioria (51%) com idade entre 20 e 29 anos, de acordo com o Boletim Conexão Saúde – De Olho no Corona”.

Após a campanha, o conjunto de favelas da Maré atingiu 96% da sua população adulta imunizada ao menos com a primeira dose ou dose única.

Segundo o levantamento, em números gerais, 117.749 doses de vacinas foram utilizadas até o dia 9 de agosto nos postos de saúde da região, sendo 94.008 de primeira dose ou única (67%) e 23.741 receberam a segunda (17%). Importante destacar que esta porcentagem se refere a toda população, incluindo crianças e adolescentes.

Como é o caso de Thaís Germânia, de 25 anos, que recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca na Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva. Para ela, o início da imunização no bairro que cresceu é um sentimento de alívio e esperança para todos.

“Foi um momento muito significativo receber a vacina. Era um momento de muita ansiedade e de desejo pessoal, pois trabalho com eventos, como DJ, e é muito importante esse passo de imunização. Claro, nos eventos sempre toco de máscara. Agora, tô no aguardo da segunda dose”, relata.

Thaís, que recebeu a primeira dose da vacina AstraZeneca, aguarda ansiosa a segunda.
Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

A iniciativa #VacinaMaré, da Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Fiocruz e Redes da Maré, é uma ação de extrema importância no Complexo da Maré, pois a região conta com 7271 casos de moradores infectados e com 332 óbitos, sendo a comunidade mais atingida pelo vírus no Rio de Janeiro. Apenas na última semana, o território teve 350 novos registros de coronavírus nos habitantes.

Os dados são atualizados semanalmente no Painel de Coronavírus nas Favelas, do Voz das Comunidades.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]