Saiba como usar o aplicativo Dados do Bem para realizar seu exame de Covid-19

Para fazer o teste, é preciso responder a um questionário no aplicativo Dados do Bem. Conheça o passo a passo

Desde a última quarta-feira (9) moradores do Complexo do Alemão podem realizar o exame que detecta a Covid-19 de forma gratuita. Entretanto, para participar da ação, é necessário baixar o aplicativo Dados do Bem no celular e responder ao questionário de autoavaliação presente na plataforma. Muitos moradores estão tendo dificuldade com esse processo. Por essa razão, para facilitar e viabilizar o atendimento no momento do exame, acompanhe, com atenção o passo a passo seguir.

O primeiro a se fazer é baixar o aplicativo. Vá até a loja do seu celular e faça o download do app. Além de poder realizar esta etapa direto do seu dispositivo móvel, também é possível encontrar o link no site do Dados do Bem, como nas imagens.

Para baixar o app, basta clicar em um dos links
Para usar o QR Code basta aproximar a câmera do celular
Essa é a aparência do aplicativo na loja em celulares IOS
Para aparelhos androide, Essa é a aparência do aplicativo da sua loja de apps

Depois de ter acesso a loja de aplicativos, seja pelo link do site ou direto do celular, a tela a seguir irá aparecer. É preciso clicar em “instalar” e aguardar que o download seja concluído.

Após o fim da instalação, aperte em “abrir”.

Logo depois aparecerá um pequeno tutorial sobre o uso no aplicativo do Dados do Bem. É preciso deslizar a tela para a direita três vezes, depois clicar em “continuar”. Também é possível pular essa etapa.

Também nesta etapa inicial o aplicativo irá pedir acesso à sua localização. Basta clicar em “Permitir localização”. Talvez o celular abra uma janela para confirmar sua escolha.

Depois disso, é necessário concordar com os termos de uso do app, como na imagem a seguir.

A foto seguinte mostra a tela inicial do aplicativo. Para realizar o teste gratuitamente na Vila Olímpica do Complexo do Alemão, é preciso fazer a autoavaliação no app. Para isso, basta apertar em “Autoavaliação”.

Quando o usuário iniciar essa etapa, irá aparecer uma tela que não necessita de preenchimento. Basta clicar em “Próximo”.

A etapa seguinte se refere a sintomas já sentidos pelo usuário. Para marcar os sintomas que você apresentou, é preciso deslizar o botão, deixando-o azul. Depois, só clicar em “Próximo”.

Caso o usuário tenha marcado que apresentou algum sintoma da Covid-19, a tela seguinte vai perguntar sobre quando os sintomas começaram. É preciso preencher a data e clicar em “Próximo”. Se o usuário responder, na tela anterior, que não teve nenhum sintoma da doença, ele será direcionado para outra página, pulando essa.

O próximo passo é responder sobre fatores de risco. O usuário precisa dizer se ele possui alguma das condições apresentadas. Para marcar alguma opção, basta rolar o botão para a direita, deixando-o azul.

A próxima etapa da autoavaliação consiste em dizer se há alguém em sua casa como teste confirmado de Covid-19 e informar quantas pessoas moram com você, apertando no botão de mais. Depois, é só clicar em “Próximo”.

O aplicativo também pede que o usuário informe se é profissional da saúde ou agente de segurança pública. Esses profissionais tem prioridade no teste. Para continuar, aperte em “Próximo”.

A seguir, é preciso informar se você já testou positivo para a Covid-19. Se o usuário responder que sim, o aplicativo pede que seja informado quando e qual exame foi realizado. Para quem responder que não, esta parte das datas não irá aparecer. Depois, basta clicar em “Próximo”.

Após, é necessário confirmar todos os dados informados. Leia com atenção suas respostas, veja se está tudo correto e clique em “Próximo”.

Por fim, é preciso confirmar alguns dados. São eles: data de nascimento, sexo e número de celular. Para finalizar, basta apertar em “Concluir”.

No final, vai aparecer o resultado da sua autoavaliação. Pronto! Você já pode ir até a Vila Olímpia e realizar seu teste para a Covid-19. Mesmo que a mensagem final diga que sua probabilidade de ter a doença é baixa, a realização do teste é permitida. Chegando ao local dos testes, basta abrir o aplicativo e informar ao atendente que sua autoavaliação já foi realizada.

Os moradores do Complexo do Alemão começaram a fazer testes gratuitos para saber se estão ou não com Covid-19 na última quarta-feira (9). A iniciativa é uma parceria do Voz das Comunidades com Dados do Bem e a Cruz Vermelha, que testará 5 mil moradores até o final do mês de setembro.

Os testes estão sendo realizados na Vila Olímpica Carlos Castilho das 9h às 18h. Para fazer o teste é preciso baixar no celular o aplicativo Dados do Bem e responder ao questionário, como mostrado no tutorial, para entrar na fila de agendamento. Apenas moradores que baixarem o aplicativo, responderem o questionário e tiverem o agendamento marcado podem fazer o teste.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]