Pré-vestibular comunitário da Maré abre inscrições para novos alunos

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 27 de janeiro

O UniFavela, curso pré-vestibular comunitário do Complexo da Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro, abriu vagas para novos alunos. As inscrições podem ser feitas através de um formulário online até o dia 27 de janeiro.

A inscrição, efetivação da matrícula, material, permanência no projeto e as atividades de ensino são totalmente gratuitas. As aulas serão virtuais e estão previstas para começar dia 8 de fevereiro. Esse ano a gente tem que esperar efetivamente os órgãos de saúde autorizarem meios seguros de aglomerar pessoas numa sala de aula fechada. Mesmo que use máscara e espaçamento entre cadeiras, o próprio território e a organização não se sentem confortáveis de colocar as pessoas em risco. Pela nossa experiência e a atual situação, vamos fazer o primeiro semestre totalmente virtual. E, ao longo do processo de seis meses vamos reavaliar”, explica o co-coordenador e professor de filosofia, Marcos Borges.

Moradores de outras comunidades também podem participar do curso. No entanto, o Unifavela prioriza quem reside na Maré, onde nasceu o projeto. Caso preencham todas as vagas, abre-se uma lista de espera para novas oportunidades.  

Além da sala de aula

Um dos três cursos pré-vestibulares que atuam na Maré, o Unifavela começou em 2018 e tem como integrantes jovens professores voluntários. Todos são motivados pelo objetivo de fazer com que moradores de favela ingressem nas faculdades. “Um dos principais objetivos do projeto Unifavela é garantir a aprovação do aluno na universidade pública. Mas a gente entende que a nossa preocupação central não é só garantir a aprovação, mas dar um suporte também para fazer com que esse aluno reconheça uma certa valorização da favela que ele veio”, afirma o professor, coordenador e idealizador do projeto Laerte Breno.

Apesar de ser um projeto socioeducativo focado em pré-vestibular, o Unifavela também promove diversas ações em prol dos moradores da Maré. Com a campanha Maré de Natal, por exemplo, arrecada doações de alimentos para distribuir cestas básicas na comunidade. Para incentivo à leitura, o pré-vestibular realiza o Brinque Leitura, presenteando crianças com livros e brinquedos.

Saiba mais conferindo a reportagem completa a seguir:

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Deneme Bonusu Veren Sitelercasibomholiganbet girişjojobetcasino siteleriDeneme Bonuslarcasibom girişcasibom girişcasibomcasibom girişcasibomcasibom twitter girişcasibomcasibom girişcasibom 726Bonus veren sitelerCasibom 2024 - 2025Canlı BahisBedava deneme bonusucasibom güncel girişcasibomcasibomcasibom

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]