Operações realizadas pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira (20) impactou o andamento das aulas de alunos de algumas comunidades do Rio de Janeiro. Só na Cidade Alta, 8 escolas foram fechadas por conta da incursão, resultando em 1.844 alunos sem aula.
Além da Cidade Alta, aconteceram operações policiais também no Complexo de Israel, Cinco Bocas e Pica Pau. Teve operação também na Zona Oeste da cidade. Policiais militares do 18°BPM realizaram incursões na Cidade de Deus. Gardênia Azul, também na Zona Oeste do Rio de Janeiro, também começou o dia com operação.
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, responsável pelas escolas de ensino médio, nenhuma escola precisou ser fechada. Conforme nota, a Seeduc informou que “mantém diálogo permanente com as polícias militar e civil e vem acompanhando os registros feitos pelas unidades escolares através do Registro de Violência Escolar (RVE), ferramenta disponível na plataforma Conexão Educação, da Secretaria de Estado de Educação”. Já a Secretaria Municipal de Educação informou que na região da Gardênia Azul, as unidades escolares atenderam os alunos presencialmente. “Nas comunidades Cinco Bocas e Pica-pau, três escolas foram impactadas, afetando 664 alunos”, informou a nota.
Supervia e Av. Brasil paradas por causa de confrontos
Por volta das 8:30 da manhã, confrontos na região da Cidade Alta e Parada de Lucas, próximos à estação de trem, interrompeu serviços da Supervia e afetou quem passava pela Av. Brasil. Nas redes sociais, relatos de moradores registraram a situação.
“Começou um tiroteio prox a estação de Parada de Lucas e eu tinha acabado de passar por lá”
- “Peguei Uber pro metrô com uma querida desconhecida que me ofereceu porque o trem tá parado devido a tiroteio”
- “Tendo tiroteio em parada de Lucas o que me impossibilita de ir trabalhar”
- “Como pode um tiroteio em Lucas parar a Av. Brasil inteira que essa hora já é parada ficou mais parada ainda”
- “Tudo que o trabalhador precisa é de um tiroteio na Av. Brasil”
- “Um tiroteio no meio da Av. Brasil, tive que me jogar no chão do ônibus”
Serviços de saúde também foram afetados
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu nota a respeito do funcionamento das unidades de saúde nas áreas com operação nesta manhã de terça. A SMS informou que “na Zona Norte, a Clínica da Família Joãosinho Trinta e o Centro Municipal de Saúde Iraci Lopes acionaram o protocolo de acesso mais seguro e, para segurança de profissionais e usuários, interromperam o funcionamento na manhã desta terça-feira (20). Já a Clínica da Família Heitor dos Prazeres e o Centro Municipal de Saúde José Breves dos Santos mantêm o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas nesta manhã. Sobre a Zona Oeste, a SMS informou que o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e as Clínicas da Família Bárbara Mosley de Souza e José Neves mantêm o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas nesta manhã”