A Polícia Militar do Rio de Janeiro abriu a última sexta-feira de abril com uma grande operação policial no Complexo do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Moradores relataram que confrontos começaram por volta das 6h. Vídeos mostram fogo em alguns pontos das favelas.
A Polícia Militar, por via de nota, informou que equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Polícia de Choque e Grupamento Aeromóvel (GAM) e Polícia Civil, realizam uma operação no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha. O objetivo da operação é o cumprimento de mandados de prisão . Até o momento, não há saldo operacional.
Relatos informam que, no Complexo do Alemão, PMs atuam nos pontos da Praça da Vivi, Grota e Fazendinha e Bulufa.
No Complexo da Penha Penha, confrontos são muito intensos:
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Complexo da Penha, a Clínica da Família (CF) Aloysio Augusto Novis mantém o atendimento à população. Entretanto, atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas. No Alemão, a Clínica da Família Rodrigo Y Aguilar Roig suspendeu o funcionamento nesta manhã. Já a CF Valter Felisbino de Souza mantém o atendimento à população. Mas as atividades externas na região, como visitas domiciliares também foram suspensas.
O Voz entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação (SME). A Secretaria respondeu que nesta sexta-feira, por conta das atividades de planejamento previstas no calendário escolar, não há aulas nas escolas.
A Rio Onibus informou que os onibus que circulam pelo Complexo do Alemão estão fazendo rotas alternativas nesta manhã de sexta-feira.
**Material em atualização**